Publicado em 10 de outubro de 2019 às 15:10
Com desafios que não costumam caber no orçamento, Cariacica terá pela frente uma eleição municipal considerada totalmente aberta. Na cidade, a disputa de 2020 será diretamente afetada pela ação ou ou a não ação do Palácio Anchieta sobre o xadrez eleitoral e contará, ainda, com militares e petistas se movimentam para comandar a cidade. (confira a lista de possíveis candidatos ao final do texto)>
Com toda a exposição gerada pelo fato de ter sido a primeira mulher na história da República a comandar o Estado, mesmo que interinamente, a vice-governadora, Jaqueline Moraes (PSB), é cotadíssima para disputar a prefeitura. Caso a candidatura não se confirme, é dada como certa a entrada do marido dela no pleito, o ex- vereador Adilson Avelina (Podemos).>
E ele tem se movimentado para isso, fazendo reuniões. "Estou rodando, conversando com a cidade. Se eu sentir um clima de que meu nome vai ao encontro do anseio da população, vou manter. Mas dentro de conversa com minha esposa", disse.>
Há no Estado, hoje, o Projeto Político Militar, que busca criar condições para eleger policiais e bombeiros militares no pleito do ano que vem ou apoiar candidatos que defendam suas pautas. >
>
Por isso, o período pré-eleitoral de Cariacica pode ter uma peculiaridade. Existem dois militares interessados na prefeitura da cidade. Então, como definido nas diretrizes do projeto, o nome de um dos dois deverá passar por um plebiscito que contará com votos dos cerca de 2 mil militares que vivem na cidade.>
Um pré-candidato militar é o subtenente Assis, do Corpo de Bombeiros, que concorreu ao Senado em 2018. O outro é o atual vereador Joel da Costa (Cidadania), cabo da Polícia Militar. Até agora, os dois mantêm as pré-candidaturas, o que está levando a um plebiscito dos militares da cidade.>
"A diretriz fala em chamar os candidatos para conversas. Fizemos duas. Haverá uma outra, em março. Haverá plebiscito se não tiver acordo. Computaremos os votos dos militares de Cariacica e os da sociedade civil. Estes, por meio de pesquisa eleitoral registrada no momento. Haverá um peso para o voto da categoria e outro para a pesquisa", comentou o coronel Wagner Borges, coordenador do Projeto Político Militar no Estado.>
De todas as principais cidades da Grande Vitória, Cariacica é a única em que o PT tem candidatura considerada competitiva, com o deputado federal e ex-prefeito da cidade, Helder Salomão. Contudo, o momento político e econômico do país é muito diferente daquele de entre 2005 e 2012, quando ele comandou a cidade. A percepção geral sobre o partido também mudou de lá para cá.>
Mesmo entre aliados há quem desincentive o lançamento do petista. Como alternativas, podem surgir a ex-deputada estadual Lúcia Dornellas (PT) ou a ex-secretária municipal Célia Tavares (PT). Helder faz mistério e, por enquanto, evita falar sobre a decisão que tomará em 2020.>
O deputado Marcelo Santos (PDT) está no quinto mandato consecutivo de parlamentar estadual e é o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa. Ele também é lembrado como um forte pré-candidato a prefeito de Cariacica. >
Diferentemente do que acontece, por exemplo, em Vitória, o prefeito Juninho (Cidadania) não tem um possível sucessor definido. É possível que seja tanto o vice-prefeito, Nilton Basílio (PDT), quanto o ex-deputado estadual Sandro Locutor (Pros). O vereador Joel da Costa, o militar, é correligionário e também pode ser o apoiado pelo prefeito.>
O vice tem percorrido a cidade para viabilizar a candidatura. "Comecei ficando mais dentro da prefeitura, para conhecer a máquina. Hoje, estou vivendo uma parte mais externa, acompanhando mais de perto as comunidades, no sentido de, se o nome da gente surgir, estar perto", comentou.>
Sandro Locutor acredita que a polarização entre PT e militares pode surgir na campanha eleitoral. E que isso não é bom para o município. >
"Acredito que esses temas virão à baila, com certeza. Mas vou primar pelo viés do futuro. Sou próximo ao Juninho. Não sei dizer quem é o candidato da situação. Minha pré-candidatura está posta independentemente disso. Cariacica está em aberto, tem bons nomes. Fui o terceiro mais votado na cidade para deputado federal em 2018", disse.>
Além de Joel da Costa, o mercado político de Cariacica também coloca, hoje, outros vereadores como pré-candidatos a prefeito: Ilma Chrizostomo (PSDB), Celso Andreon (PSD), Cesar Lucas (PV) e Sérgio Carmilo (PSC).>
Veja abaixo a lista com todos os possíveis candidatos.>
Jaqueline Moraes (PSB)
É a vice-governadora do Estado, mas ainda há dúvida sobre o lançamento dela. Caso concorra e seja eleita, o "número 2" do Estado passaria a ser o presidente da Assembleia, Erick Musso (PRB).
Saulo Andreon (PSB)
Caso Jaqueline não dispute, o partido tem o ex-vereador Saulo Andreon como opção. O último ano dele na Câmara foi em 2008. As duas eleições dele para vereador foram pelo PT. O PSB ainda busca viabilizá-lo.
Adilson Avelina (Podemos)
Ex-presidente da Câmara, é o marido de Jaqueline Moraes. Ele é pré-candidato a prefeito e tem feito reuniões na cidade para se viabilizar. Diz que sua decisão será tomada em conversa com a esposa. Em 2016, disputou e ficou com 6,8% dos votos.
Celso Andreon (PSD)
É vereador de Cariacica e irmão de Saulo Andreon. Têm partidos e posições políticas diferentes. Podem se enfrentar na disputa pela prefeitura da cidade.
Marcelo Santos (PDT)
Deputado estadual por cinco mandatos consecutivos, perdeu para o prefeito Juninho na eleição de 2016, em segundo turno. Atual 1º vice-presidente da Assembleia, ele é apontado como forte candidato para a eleição de 2020.
Helder Salomão (PT)
O deputado federal comandou a cidade por dois mandatos. É incentivado por petistas a concorrer, mas alguns aliados não o incentivam porque o momento político e econômico do país não é o mesmo de quando governou o município, entre 2005 e 2012.
Opções do PT
O PT tem força em Cariacica. Caso Helder Salomão não seja o candidato do partido à prefeitura, a sigla tem outras opções. Entre elas, a ex-deputada estadual Lúcia Dornellas e a ex-secretária municipal Célia Tavares.
Sandro Locutor (Pros)
Assessor especial do Detran, é ex-deputado estadual e confirma ser pré-candidato a prefeito. Pode ser o nome apoiado pelo prefeito Juninho (Cidadania), que está encerrando o segundo mandato e ainda não definiu o sucessor.
Nilton Basílio (PDT)
É o vice-prefeito da cidade e também tem feito movimentos políticos para tentar viabilizar a candidatura. Tem sido visto indo a várias agendas com o prefeito Juninho.
Subtenente Assis (PSL)
Concorreu ao Senado em 2018 empurrado pela corrente bolsonarista. Deverá haver um plebiscito realizado por militares para que seja definido o candidato da categoria que será lançado na cidade.
Joel da Costa (Cidadania)
É vereador no exercício do mandato e cabo da PM. Foi o mais bem votado em 2016. Deverá disputar o plebiscito com o subtenente Assis.
Marcos Bruno
Venceu a eleição para deputado estadual em 2014, mas não conseguiu a eleição em 2018. Concorreu a prefeito em 2016. Está se movimentando para participar novamente de uma eleição, em 2020. Diz estar percorrendo a cidade e fazendo reunião nos bairros.
Da Câmara
Entre os nomes lembrados por líderes políticos da cidade como possíveis candidatos, vários da Câmara. Além de Joel da Costa e de Celso Andreon, são citados o atual presidente da Casa, César Lucas (PV), o vereador Sérgio Camilo (PSC) e a vereadora Ilma Chrizostomo (PSDB).
Os "doutores"
Também têm feito movimentos políticos na cidade dois ex-vereadores do municípios, os "doutores" Heraldo Lemos e Hélcio Menezes Couto (PP). Além deles, o médico pediatra Jovarci Motta, o Dr. Motta (DC), que atuou como médico do Exército.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta