> >
Conheça o perfil dos deputados estaduais eleitos no ES

Conheça o perfil dos deputados estaduais eleitos no ES

Com mais novatos do que reeleitos, veja a nova composição da Assembleia Legislativa do Estado, que começa a atuar em fevereiro de 2023

Publicado em 2 de outubro de 2022 às 23:45

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Assembleia Legislativa: sessões especiais ou solenes polêmicas
Assembleia Legislativa do Espírito Santo. (Wellington Abner/Ales)

Os eleitores capixabas escolheram, neste domingo (2), os 30 deputados que estarão na Assembleia Legislativa pelos próximos quatro anos. O ex-prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli (Republicanos) foi o mais votado, batendo um recorde histórico. Já o ex-prefeito de Iúna Coronel Weliton (PTB) foi quem obteve menos votos entre aqueles que conseguiram se eleger, com 12.176.

Os novos parlamentares tomarão posse no dia 1º de fevereiro do próximo ano, quando tem início a 20ª legislatura.

Dos 30 deputados estaduais atuais, 22 tentaram a reeleição e 14 conseguiram. Os outros 16 eleitos são novatos na Casa, mas não significa que o sejam na política. Há ex-prefeitos e vereadores veteranos da Grande Vitória e do interior.

Também chama a atenção a diferença de idade entre os eleitos. O deputado mais jovem da nova legislatura tem 25 anos e o mais velho vai começar o novo mandato com 85.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 534 candidatos disputaram uma cadeira na Assembleia estadual. A distribuição das vagas envolve a contagem dos votos válidos — não entram os nulos e brancos — e o número de vagas na Casa, que são 30.

O resultado da divisão do total de votos válidos para o cargo de deputado estadual (cerca de 2 milhões) pelo número de cadeiras (30) é o chamado quociente eleitoral. Somente os partidos que atingirem esse montante tiveram direito a participar da distribuição das vagas. Neste ano, o quociente foi de 69.242 votos.

CONHEÇA MAIS SOBRE OS DEPUTADOS ELEITOS:

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais