
Entre os eleitores da Serra que avaliam positiva ou negativamente a administração do governador Renato Casagrande (PSB), os que consideram a gestão como boa ou ótima se destacam: são 39%, de acordo com pesquisa Ibope contratada pela Rede Gazeta.
Nesta segunda-feira (19) foram divulgadas as intenções de voto em relação aos candidatos que disputam a prefeitura da cidade. Mas os eleitores também responderam a uma questão sobre o governo estadual.
Casagrande é avaliado como bom ou ótimo por 39 por cento dos eleitores da Serra
Nesse quesito, 41% dos entrevistados classificaram a gestão como regular, enquanto 16% a avaliaram como ruim ou péssima. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Já quanto à disputa pela prefeitura, Sergio Vidigal (PDT) saiu na frente, tem a preferência de 46%. Em segundo lugar vem Vandinho Leite (PSDB), com 11%, seguido por Bruno Lamas (PSB), com 8%, e Fábio Duarte (Rede), com 7%.
O prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), mantém boa relação com o governador, embora não mais tão próxima politicamente, como há alguns anos. Audifax já foi do PSB. Na última eleição para o governo do Estado, no entanto, o prefeito apoiou a candidatura de Rose de Freitas (então filiada ao Podemos), adversária de Casagrande. Depois, reaproximou-se do ex-governador Paulo Hartung (sem partido), desafeto do socialista.
COMO O (A) SR (A) CLASSIFICA A ADMINISTRAÇÃO DO GOVERNADOR RENATO CASAGRANDE ATÉ O MOMENTO? O(A) SR (A) DIRIA QUE ELA ESTÁ SENDO:
A aprovação de Casagrande reflete o resultado das eleições em 2018, quando ele foi eleito, no primeiro turno, para o governo do Estado. O socialista venceu em 77 municípios e obteve 55,49% dos votos válidos no Espírito Santo. Na Serra, a maior parte dos eleitores votou em Casagrande (52,7%) na última eleição.
Apesar de positivo, o nível de aprovação do governador na Serra é o menor entre os municípios da Grande Vitória. Na Capital, a administração de Casagrande é avaliada como boa ou ótima por 43%; em Vila Velha, esse percentual é de 46%; e em Cariacica, de 47%.
RESULTADOS
O questionário do Ibope também mostra que Casagrande possui melhor classificação entre mulheres do que entre homens no município da Serra. A avaliação ótima ou boa entre as mulheres ficou em 42%, e entre os homens, 34%. Já a avaliação da administração como ruim ou péssima chegou a 22% entre o público masculino e 11% com o feminino.
Além disso, quanto a idade dos eleitores entrevistados, a avaliação positiva se destaca entre os mais velhos. Entre aqueles com 55 anos ou mais, a aprovação chega a 50%, e entre os que têm de 45 a 54, registra 43%. Já na faixa de 35 a 44 anos é consideravelmente menor, somando 30%. A principal classificação do grupo desta faixa etária ao governo Casagrande foi como regular, que correspondeu a 46%.
Conforme a renda, a gestão Casagrande registrou os maiores índices de avaliação positiva nos grupos de menor poder aquisitivo em Vila Velha. Entre os eleitores de renda de até 1 salário mínimo a avaliação como ótima ou boa ficou em 43% e a avaliação negativa, em 14%.
Já 34% da população que recebe acima de 2 salários mínimos classificou a administração estadual de forma positiva. Outros 21%, de forma negativa.
APROVAÇÃO DE CASAGRANDE É MAIOR ENTRE APOIADORES DE AUDIFAX
A maioria dos eleitores que avaliaram positivamente a gestão do prefeito Audifax Barcelos (Rede) como ótima ou boa também têm a mesma impressão do trabalho do governador do Estado. Ao todo, 52% dos entrevistados que aprovaram o prefeito aprovaram também Casagrande. Outros 6% gostam da gestão do redista, mas não da administração do socialista.
O Ibope levantou ainda que 18% do grupo que classificou Audifax como ruim ou péssimo aprovou o governador. Outros 33% que reprovam o prefeito também reprovam Casagrande.
Este vídeo pode te interessar
LEIA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.