
Atualmente no comando da Prefeitura da Serra e terminando seu segundo mandato, Audifax Barcelos (Rede) tem uma gestão considerada boa ou ótima por 40% dos eleitores da cidade. De acordo com pesquisa Ibope contratada pela Rede Gazeta e divulgada nesta segunda-feira (19), outros 43% avaliam a administração municipal como regular e apenas 15% disseram ser ruim ou péssima.
Há ainda 2% que não sabem avaliar. A margem de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Os eleitores também foram questionados sobre a forma como Audifax vem administrando a Serra. 59% dos entrevistados disseram que aprovam, enquanto 32% responderam que desaprovam e 9% não sabem ou não responderam.
A amostragem faz parte da série de pesquisas da cobertura eleitoral de A Gazeta, que traz o cenário das eleições municipais das maiores cidades do Espírito Santo e uma radiografia do desempenho das administrações dos atuais prefeitos.
Audifax está em seu segundo mandato consecutivo como prefeito e, por isso, não pode tentar a reeleição. Ele apoia o candidato Fábio Duarte (Rede) para sucedê-lo na prefeitura. A aprovação do governo dele, contudo, não tem se convertido em votos para Fábio. Dos eleitores que classificaram a gestão de Audifax como boa ou ótima, apenas 12% disseram que vão votar no candidato do prefeito.
Quem se destaca entre os entrevistados que avaliam positivamente a atual administração é Sergio Vidigal (PDT). Ele foi lembrado por 50% das pessoas que consideram Audifax um bom ou ótimo gestor. O parlamentar aparece liderando, com folga, a disputa na cidade, com 46% das intenções de voto.
Vidigal e Audifax já foram aliados – o atual prefeito foi secretário de Administração em um dos mandatos de Vidigal na Serra –, mas acabaram rompendo e se tornaram rivais nas urnas. Eles disputaram as últimas duas eleições e Audifax levou a melhor. Os dois se revezam na cadeira de prefeito desde 1996.
Veja também
MELHOR AVALIAÇÃO ESTÁ ENTRE PESSOAS MAIS VELHAS E DE CLASSE MAIS ALTA
Audifax aparece bem avaliado na pesquisa em todas as faixas etárias, mas é entre os eleitores mais velhos que ele tem a maior aprovação. Dos entrevistados que possuem 55 anos ou mais, 47% deles classificaram a administração do prefeito como ótima ou boa. Entre os mais jovens, a mesma avaliação foi feita por 38% daqueles que possuem de 16 a 24 anos.
A avaliação também é melhor nas classes mais altas: 41% dos entrevistados que declararam mais de 2 salários classificaram a gestão de Audifax como boa ou ótima. Entre aqueles que ganham até um salário mínimo, esta mesma resposta foi dada por 32% dos entrevistados.
Este vídeo pode te interessar
LEIA MAIS SOBRE AS ELEIÇÕES
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.