ASSINE

Gestão de Audifax é considerada boa ou ótima por 40% dos eleitores da Serra

Outros 43% consideram a administração do atual prefeito regular e 15% avaliam como ruim ou péssima. Apoiadores, no entanto, não pretendem votar no candidato apoiado por Audifax

Publicado em 20/10/2020 às 05h30
Ibope Serra
Audifax Barcelos está no segundo mandato consecutivo como prefeito da Serra. Assim, ele não disputa a reeleição. Crédito: Arte Geraldo Neto

Atualmente no comando da Prefeitura da Serra e terminando seu segundo mandato, Audifax Barcelos (Rede) tem uma gestão considerada boa ou ótima por 40% dos eleitores da cidade. De acordo com pesquisa Ibope contratada pela Rede Gazeta e divulgada nesta segunda-feira (19), outros 43% avaliam  a administração municipal como regular e apenas 15% disseram ser ruim ou péssima.

Há ainda 2% que não sabem avaliar. A margem de erro da pesquisa é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Os eleitores também foram questionados sobre a forma como Audifax vem administrando a Serra. 59% dos entrevistados disseram que aprovam, enquanto 32% responderam que desaprovam e 9% não sabem ou não responderam.

A amostragem faz parte da série de pesquisas da cobertura eleitoral de A Gazeta, que traz o cenário das eleições municipais das maiores cidades do Espírito Santo e uma radiografia do desempenho das administrações dos atuais prefeitos.

Audifax está em seu segundo mandato consecutivo como prefeito e, por isso, não pode tentar a reeleição. Ele apoia o candidato Fábio Duarte (Rede) para sucedê-lo na prefeitura. A aprovação do governo dele, contudo, não tem se convertido em votos para Fábio. Dos eleitores que classificaram a gestão de Audifax como boa ou ótima, apenas 12% disseram que vão votar no candidato do prefeito. 

Quem se destaca entre os entrevistados que avaliam positivamente a atual administração é Sergio Vidigal (PDT). Ele foi lembrado por 50% das pessoas que consideram Audifax um bom ou ótimo gestor. O parlamentar aparece liderando, com folga, a disputa na cidade, com 46% das intenções de voto. 

Vidigal e Audifax já foram aliados – o atual prefeito foi secretário de Administração em um dos mandatos de Vidigal na Serra –, mas acabaram rompendo e se tornaram rivais nas urnas. Eles disputaram as últimas duas eleições e Audifax levou a melhor. Os dois se revezam na cadeira de prefeito desde 1996

MELHOR AVALIAÇÃO ESTÁ ENTRE PESSOAS MAIS VELHAS E DE CLASSE MAIS ALTA

Audifax aparece bem avaliado na pesquisa em todas as faixas etárias, mas é entre os eleitores mais velhos que ele tem a maior aprovação. Dos entrevistados que possuem 55 anos ou mais,  47% deles classificaram a administração do prefeito como ótima ou boa. Entre os mais jovens, a mesma avaliação foi feita por 38% daqueles que possuem de 16 a 24 anos. 

A avaliação também é melhor nas classes mais altas: 41% dos entrevistados que declararam mais de 2 salários classificaram a gestão de Audifax como boa ou ótima. Entre aqueles que ganham até um salário mínimo, esta mesma resposta foi dada por 32% dos entrevistados. 

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.