ASSINE

Casagrande é avaliado como bom ou ótimo por 43% dos eleitores de Vitória

Eleitores da Capital foram questionados sobre a atual administração do governador do Espírito Santo durante pesquisa de intenção de voto para prefeito de Vitória realizada pelo Ibope a pedido da Rede Gazeta

Publicado em 14/10/2020 às 06h01
Pesquisa Ibope  - Eleição 2020  - Avaliação Governador
Governo de Casagrande foi avaliado como bom ou ótimo por 43% dos eleitores de Vitória . Crédito: Arte Geraldo Neto

A maior parte dos eleitores de Vitória avalia positivamente a administração do governador Renato Casagrande (PSB). Foi o que mostrou pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Rede Gazeta. Ao todo, 43% dos entrevistados classificaram a gestão como boa ou ótima. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

No resultado, o ex-prefeito da Capital João Coser (PT) e o deputado estadual Fabrício Gandini (Cidadania) aparecem empatados em primeiro lugar, com 22% na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. 

Apesar de não contarem com o apoio declarado de Casagrande, os dois candidatos são aliados do governador.

Gandini foi vice na chapa de Casagrande para o governo do Estado, em 2014. Eles perderam para Paulo Hartung (então filiado ao MDB). Durante a convenção do Cidadania, secretários do primeiro escalão de Casagrande estiveram presentes: Tyago Hoffmann, Fábio Damasceno e Lenise Loureiro. Já Coser, ao anunciar a candidatura a prefeito, afirmou que havia sido encorajado pelo governador a disputar o pleito em Vitória.

O partido de Casagrande também tem candidato a prefeito, é o atual vice-prefeito de Vitória, Sergio Sá. Ele tem 5% das intenções estimuladas de voto.

Na pesquisa realizada pelo Ibope, ao serem questionados “Como o(a) sr(a) classifica a administração do Governador Renato Casagrande até o momento?”, 43% dos entrevistados avaliaram como ótima/boa. Eles foram seguidos por 39% que consideram regular. Apenas 17% classificaram como ruim/péssima a gestão do socialista.

COMO O (A) SR (A) CLASSIFICA A ADMINISTRAÇÃO DO GOVERNADOR RENATO CASAGRANDE ATÉ O MOMENTO? O(A) SR (A) DIRIA QUE ELA ESTÁ SENDO:

A aprovação de Casagrande reflete o resultado das eleições em 2018, quando ele foi eleito, no primeiro turno, para o governo do Estado. O socialista venceu em 77 municípios e obteve 55,4% dos votos válidos no Espírito Santo.

Em Vitória, mais da metade dos eleitores votaram em Casagrande (51,3%) na última eleição. Ele teve quase o dobro dos votos do segundo colocado, o ex-deputado Carlos Manato, que na época disputou a eleição pelo PSL, partido de Bolsonaro. Manato recebeu 25,8% dos votos na Capital.

O questionário do Ibope também mostra que Casagrande possui melhor classificação entre pessoas de 45 a 54 anos: 50% de eleitores dessa faixa etária consideram a administração boa ou ótima até o momento.

Por outro lado, é entre grupos mais jovens que o governador possui a menor desaprovação. Apenas 6% dos jovens entre 16 e 24 anos responderam que a administração é ruim ou péssima.

Nos segmentos religiosos, o governo estadual é melhor avaliado entre católicos do que evangélicos: 47% dos católicos classificam a administração como boa ou ótima. Já entre os evangélicos, esse número cai para 40%. A maior parte desse segundo grupo (44%) avaliou a gestão como regular.

A administração de Casagrande também tem os melhores índices de aprovação entre pretos e pardos: 45% consideram a gestão boa ou ótima. Entre as pessoas brancas, apenas 37% avaliam da mesma forma.

APROVAÇÃO DE CASAGRANDE É MAIOR ENTRE APOIADORES DE LUCIANO REZENDE

O governo Casagrande é melhor avaliado entre aqueles que veem de forma positiva a administração do atual prefeito de Vitória, Luciano Rezende (Cidadania). Luciano é da base aliada do governador e apoia Gandini como sucessor na prefeitura.

Do total de entrevistados que classificaram a gestão de Luciano como ótima ou boa, 61% viram da mesma forma a administração de Casagrande. Apenas 7% que analisam o mandato do atual prefeito de Vitória de forma positiva afirmaram que o governo Casagrande é ruim ou péssimo.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.