> >
As promessas cumpridas e não cumpridas por Casagrande de 2019 a 2022

As promessas cumpridas e não cumpridas por Casagrande de 2019 a 2022

A Gazeta resgatou as principais promessas feitas pelo governador, durante a campanha em 2018, e verificou quais se tornaram realidade e quais não, nos quatro anos de mandato

Publicado em 28 de dezembro de 2022 às 18:58- Atualizado há um ano

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
01/01/2019 - Governador Renato Casagrande toma posse
Renato Casagrande durante a cerimônia de posse em 1º de janeiro de 2019. (Vitor Jubini)
Ednalva Andrade
Repórter / [email protected]

Ao tomar posse para o seu segundo mandato de governador do Espírito Santo, em 1º de janeiro de 2019, Renato Casagrande (PSB) havia firmado vários compromissos com a sociedade capixaba, apresentados em seu programa de governo e ao longo da campanha eleitoral de 2018. Com o fim desse mandato no próximo sábado (31), A Gazeta resgatou as principais promessas e verificou que 61,9% foram cumpridas nesses quatro anos.

Foram avaliadas 42 promessas que estavam entre as mais de 220 propostas listadas no programa de governo apresentado à Justiça Eleitoral pelo socialista ou que foram firmadas em debates e entrevistas. Desse total, Casagrande deixou de cumprir seis, o equivalente a 14,29% do total. Foram cumpridas parcialmente 10, correspondente a 23,81%, enquanto 26 promessas (61,9%) foram cumpridas de forma efetiva.

As duas áreas com maior percentual de cumprimento das promessas são: educação, com 85,7% dos compromissos cumpridos e o restante parcialmente cumpridos; e proteção social, emprego e renda, com 75% das promessas efetivadas, além de 16,67% cumpridas em parte e apenas 8,33% não cumpridas.

Por outro lado, dos três compromissos mais relevantes firmados pelo governo na área de mobilidade urbana, nenhum deles foi cumprido integralmente nesses quatro anos. Apenas a integração do sistema de transporte coletivo da Grande Vitória teve avanço, mas não pode ser considerado completo porque havia previsão de integração de todos os modais e o aquaviário ainda não está em funcionamento.

A promessa feita durante a campanha eleitoral de 2018 era de implantar o Sistema Aquaviário na Grande Vitória até o final do mandato. O primeiro barco ficou pronto somente em setembro deste ano, quando ainda havia expectativa de funcionamento do sistema até o final de 2022. Porém, em novembro de 2022 houve novo adiamento e o início da operação do sistema ficou para o primeiro trimestre de 2023. Por isso, está na lista das promessas não cumpridas, assim como a implantação do sistema BRT, com corredores exclusivos para ônibus. 

A área de segurança, por sua vez, é a que tem mais compromissos parcialmente cumpridos (38,46%). Ainda assim, mais de 50% foram cumpridas (53,85%). Na saúde, apesar de alguns programas terem sido interrompidos por causa da pandemia ou adiados, a maior parte foi implementada até o final deste ano, atingindo mais de 57% na realização das promessas.

Compromissos de Casagrande foram destaque na versão impressa de A Gazeta de 01/01/2019
Compromissos de Casagrande foram destaque na versão impressa de A Gazeta de 1º de janeiro de 2019. (Reprodução/A Gazeta)

As 42 promessas que tiveram o cumprimento avaliado por A Gazeta estão listadas abaixo, divididas pela situação apresentada na última semana do mandato atual de Casagrande: cumpriu, cumpriu em parte ou não cumpriu. Quase todas estavam também na lista apresentada na edição impressa de A Gazeta publicada no dia da posse do governador, em 2019.

No total, foram analisados 13 compromissos na área de segurança, 12 nas áreas de proteção social, emprego e renda, 7 na educação, 7 na saúde e 3 promessas relativas à mobilidade urbana. A relação levou em consideração as situações que poderiam ser avaliadas de forma mais objetiva, já que muitas das propostas apresentadas não trazem detalhes.

Há casos que ficaram de fora da lista, pois estão no programa de governo de maneira genérica, como o que previa "fortalecer os serviços de urgência e emergência, que têm no Samu-192 um dos principais pilares de sustentação", enquanto a realização foi mais objetiva: o serviço foi implantado em 62 novas cidades ao longo dos últimos quatro anos, fazendo com que esteja presente em todos os municípios capixabas.

Confira abaixo a situação de algumas das principais promessas do governo Casagrande firmadas em 2018 para o mandato que se encerra no próximo sábado, 31 de dezembro de 2022:

Novos compromissos em 2022

Reeleito em 2022 para comandar o Executivo estadual pelos próximos quatro anos, Casagrande assumiu 109 compromissos ao longo da campanha eleitoral e no seu programa de governo para o novo mandato. Ele terá de cumprir uma promessa eleitoral a cada 13 dias para dar conta de todas elas até 31 de dezembro de 2026. 

A relação inclui 103 propostas apresentadas no plano de governo para o próximo mandato, as quais podem ser conferidas no link abaixo, além de seis compromissos firmados ao longo da campanha, apresentados no horário eleitoral gratuito, em debates, sabatinas e entrevistas à imprensa. São eles: conceder o Cais das Artes à iniciativa privadacolocar o Espírito Santo entre os cinco Estados mais seguros do país; concluir estudo e executar uma nova rodovia estadual que funcionaria como binário com a BR 262, entre Marechal Floriano e Vianafazer concurso para a área da segurança pública todo ano; fazer concurso de forma permanente para a área da educação; e reduzir o ICMS e, por consequência, o valor do gás de cozinha

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais