> >
Suspeitos presos por extorsão fizeram cerca de 1200 vítimas no ES

Suspeitos presos por extorsão fizeram cerca de 1200 vítimas no ES

Informações foram colhidas pela Polícia Civil em pen-drives que continham planilhas de contabilidade; dupla foi presa nesta quarta-feira (29)

Publicado em 29 de janeiro de 2020 às 19:08

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Pastas continham dezenas de cheques e notas promissórias assinadas pelas vítimas. (Larissa Avilez)

Cerca de 1.200 pessoas foram vítimas de extorsão e agiotagem praticada por uma dupla de criminosos que agiam desde 2018 na Grande Vitória. As informações foram passadas pela própria Polícia Civil, que fez um levantamento em dois pen-drives apreendidos nesta quarta-feira (29), depois de cumprir mandados de busca e apreensão nas cidades de Serra e Fundão.

Armazenado neles estavam mais de 15 planilhas – organizadas por mês – com os nomes dos devedores, os respectivos celulares para contato, o valor da dívida e também os juros “exorbitantes” cobrados. “Na maioria das vezes, verificamos uma cobrança de 10% ao mês”, detalhou o delegado Josafá Silva, responsável pela investigação do caso.

Os dois homens responsáveis pelo esquema de empréstimo ilegal também foram presos nesta quarta-feira (29), em cumprimento a mandados de prisão temporária. Os nomes deles não foram divulgados, mas o de 32 anos é apontado como o responsável pelo esquema; e o de 35 anos como quem ajudava na cobrança do pagamento, por meio de agressões e ameaças.

A Polícia Civil chegou até eles depois de uma mulher denunciá-los em novembro do ano passado. “Ela nos contou que foi ameaçada de morte e forçada a assinar uma nota promissória de R$ 60 mil. Depois disso, acionamos a Justiça para podermos efetuar as prisões e as buscas”, contou o delegado. Ao todo, ele estima que a dupla teria para receber ainda mais de R$ 500 mil das vítimas.

Material apreendido pela PC: um dos celulares pertencia à vítima que fez a denúncia. (Larissa Avilez)

Além dos dois pen-drives, a PC também apreendeu dois celulares e diversas pastas sanfonadas, contendo dezenas de cheques e notas promissórias assinadas pelas vítimas. Um revólver e projéteis também foram apreendidos com o ajudante do esquema, que responderá por posse ilegal de arma e munições – além de extorsão e agiotagem.

Os dois estão presos temporariamente por cinco dias, prazo que pode ser prorrogado por igual período. Com o avançar das investigações, a prisão também poderá ser convertida em preventiva. De acordo com a Polícia Civil, não há indícios de que outras pessoas participavam do esquema.

Este vídeo pode te interessar

Suspeitos presos por extorsão fizeram cerca de 1200 vítimas no ES

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais