> >
Número de homicídios cai, mas casos de roubo seguido de morte crescem no ES

Número de homicídios cai, mas casos de roubo seguido de morte crescem no ES

Dados foram divulgados nesta quinta-feira (24) e mostram um aumento em casos de latrocínio no Estado

Publicado em 24 de julho de 2025 às 12:15

No sétimo episódio do "Isso é legal?" os advogados Anderson Burke e Rafael Lima esclarecem diferentes dúvidas sobre o Direito Penal

O número de casos de latrocínio no Espírito Santo cresceu 21% em 2024. A alta ocorre em um momento em que o Estado registra uma queda histórica no número de homicídios, o que levou a uma diminuição do índice de mortes violentas intencionais.

Os dados constam no Anuário da Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (24). O estudo é desenvolvido anualmente pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) a partir de informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais.

O índice de mortes violentas intencionais calculado no anuário é uma soma das estatísticas de homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e letalidade policial.

Em 2023, foram 32 latrocínios no Estado; já em 2024, foram 39 casos. O índice de lesão corporal seguida de morte saiu de 22 para 11. As mortes por intervenção policial foram de 65 para 78. O número de homicídios dolosos, por sua vez, caiu de 977 para 852 no mesmo período.

Na capital Vitória foram registrados 2 latrocínios em 2023 e nenhum em 2024. 

Mesmo com o aumento de latrocínios e de letalidade policial, a queda nos índices de homicídios e de lesão corporal levou a uma diminuição de 11,2% no índice de mortes violentas intencionais no Estado.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Anuario de Segurança

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais