> >
Mais uma prefeitura do ES é alvo de ataque hacker

Mais uma prefeitura do ES é alvo de ataque hacker

Depois de Jerônimo Monteiro, agora Venda Nova do Imigrante enfrenta dificuldades para restabelecer serviços impactados pela invasão criminosa

Publicado em 11 de maio de 2020 às 16:10

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Computador e-mail hackers
Arquivos dos sistemas utilizados pela prefeitura foram bloqueados para acesso. ( Divulgação)
Mais uma prefeitura do ES é alvo de ataque hacker

Um ataque cibernético ao servidor de informática da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana do Espírito Santo, deixou serviços ao público indisponíveis temporariamente. O ataque hacker aconteceu na sexta-feira (08). A previsão é que a situação seja normalizada durante esta semana. No início do mês, outro município da região também sofreu a invasão do sistema. 

O ataque foi realizado por hackers (termo em inglês utilizado para denominar pessoas que usam a informática com fins maliciosos) e afetou serviços que dependem do sistema, como emissão de alvará e pagamentos a fornecedores. Os arquivos dos sistemas utilizados pela prefeitura foram bloqueados para acesso, o que impossibilita a prestação dos serviços.

De acordo com o município, não houve comprometimento de contas bancárias ou prejuízos envolvendo recursos públicos. “O maior problema causado pelo ataque é operacional, uma vez que o atendimento à população e fornecedores estão temporariamente suspensos por causa da indisponibilidade do sistema. A Prefeitura de Venda Nova registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil, uma vez que esse tipo de ação é crime”, informou a prefeitura por meio do site oficial.

A administração municipal disse ainda que possui cópias, chamadas de backups, dos arquivos afetados. Nesta segunda-feira (11), servidores do município ainda trabalham para retomar o funcionamento do sistema e a prestação de serviços à comunidade. O contato para dúvidas é o telefone (28) 3546-1188, ramal 256.

JERÔNIMO MONTEIRO

Outro município do Sul do Estado que sofreu um ataque virtual foi Jerônimo Monteiro. Na última sexta feira, 1º de maio, o sistema de informática da prefeitura foi invadido por hackers. Dados públicos foram bloqueados e alguns serviços municipais afetados. O ataque criptografou dados e impossibilitou o acesso aos sistemas administrativo, contábil e financeiro da administração municipal, mas nenhum valor foi retirado das contas do município.

Segundo a assessoria de comunicação do município nesta segunda-feira (11), o sistema permanecia bloqueado e a prefeitura ainda não voltou ao normal no atendimento e nas tramitações processuais administrativas. Algumas ações são realizadas de forma manual. A prefeitura afirma ainda que está buscando alternativas de reativar o sistema através dos backups dos meses anteriores, contudo, é um grande volume de dados que precisam ser reorganizados.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais