> >
Hackers invadem sistema de informática da prefeitura de Jerônimo Monteiro

Hackers invadem sistema de informática da prefeitura de Jerônimo Monteiro

Por conta do ataque, todas as contas bancárias do município estão bloqueadas. Pagamentos, transações financeiras e serviços on-line do município estão impossibilitados de ser realizados

Publicado em 7 de maio de 2020 às 15:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Site da prefeitura sofreu ataque cibernético e bandidos pediram resgate por moeda virtual
Sistema de informática da prefeitura de Jerônimo Monteiro sofreu ataque cibernético e bandidos pediram resgate por moeda virtual. (Reprodução)
Hackers invadem sistema de informática da prefeitura de Jerônimo Monteiro

A prefeitura de Jerônimo Monteiro, no Sul do Estado, divulgou nesta quinta-feira (07), que o sistema de informática do município foi invadido por hackers. O ataque criptografou dados, bloqueou e impossibilitou o acesso aos sistemas administrativo, contábil e financeiro, mas nenhum valor foi retirado das contas da prefeitura.

De acordo com a administração municipal, o caso foi descoberto na última sexta-feira (01). Uma mensagem na tela do computador informava a invasão e indicava um endereço de e-mail para contato com os criminosos para que fosse negociada a recuperação dos dados mediante o pagamento de um resgate com moeda virtual, bitcoin. 

A prefeitura de Jerônimo Monteiro garantiu que o sistema de informática possui antivírus, no entanto, de acordo normas do Tribunal de Contas, ele é interligado a outros computadores para serviços administrativos das Secretarias de Desenvolvimento Social, de Saúde, de Agricultura e também pelos setores de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), Serviço de Abastecimento de água e Esgoto (SAAE) e pela Câmara de Vereadores, o que pode ter facilitado a invasão dos hackers.

Logo após descobrir o ataque, a Polícia Civil foi acionada e conduz a investigação para buscar a origem da invasão e a identidade dos responsáveis.

Este vídeo pode te interessar

Em nota, a prefeitura informou que “devido ao ataque, todas as contas bancárias estão bloqueadas, assim como pagamentos, transações financeiras e os serviços on-line da municipalidade. Adotamos medidas para reiniciar todo o sistema de informática e dar sequência aos atos da municipalidade, contudo, o prazo para o retorno dessas atividades é indeterminado. Orientamos a todos os secretários municipais que os atendimentos à população sejam realizados dentro das possibilidades de cada setor, assim como o cumprimento das obrigações com aos fornecedores e servidores municipais”.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais