Reporter / bruno.cunha@redegazeta.com.br
Publicado em 14 de julho de 2025 às 18:09
Um homem, identificado como Luiz Paulo Pereira da Silva, foi preso na segunda-feira (7), no bairro José de Anchieta, na Serra, apontado como líder de uma organização criminosa especializada em furtar e desmontar motocicletas para revenda ilegal de peças. Participaram da prisão a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) com apoio da Guarda Civil Municipal da Serra e foi resultado de uma investigação iniciada ainda em dezembro de 2024, como parte da Operação Zero Grau.
Segundo os investigadores, Luiz Paulo contratava pessoas aleatórias, inclusive adolescentes, para furtar motocicletas. Ele pagava de R$ 2.500 a R$ 3.000 por veículo. As motos eram levadas para imóveis alugados, onde eram desmontadas rapidamente e tinham as peças colocadas no mercado negro. “O desmanche desse tipo de veículo é muito rápido, o que dificultava a identificação dos autores dos furtos”, explicou o titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos, delegado Luiz Gustavo Ximenes.
Para despistar a polícia, Luiz Paulo trocava constantemente os executores dos crimes, o que atrapalhava o cruzamento de informações e o uso de imagens de videomonitoramento. “Tivemos que inverter a lógica da investigação. Ao invés de começar pelos furtos, partimos da receptação e da adulteração para identificar o líder”, disse o delegado.
A primeira abordagem aconteceu em dezembro, no bairro Solar de Anchieta, também na Serra. Na ocasião, a Guarda Municipal encontrou três motocicletas na residência do suspeito — uma inteira, uma parcialmente desmontada e outra totalmente desmanchada. Luiz Paulo fugiu do local durante a ação, mas o episódio foi determinante para a abertura do inquérito de organização criminosa.
Após o cerco apertar no Espírito Santo, o suspeito fugiu para a Bahia, onde passou a integrar uma facção criminosa envolvida com o tráfico de drogas. Lá, no dia 26 de junho de 2025, ele cometeu um duplo homicídio relacionado à disputa pelo domínio do tráfico. As vítimas foram dois homens, e o crime foi praticado com o auxílio do irmão dele, que também está foragido e possui mandado de prisão temporária em aberto.
A localização do suspeito foi possível a partir informações repassadas por colaboradores e ao uso de ferramentas de rastreamento como o cerco eletrônico estadual. Luiz Paulo Pereira foi encontrado trabalhando em um restaurante em José de Anchieta, na Serra, onde teve o mandado de prisão cumprido.
A polícia segue investigando os demais envolvidos no esquema e estima que diversas motocicletas tenham sido desmontadas sob o comando do suspeito. Ele já possuía antecedentes por roubo no estado da Bahia e se manteve em silêncio após ser preso. O inquérito relativo ao duplo homicídio segue em curso na Polícia Civil baiana.
A reportagem tenta localizar a defesa e o espaço segue aberto a um posicionamento.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta