> >
Gabriela Chermont: advogado pedirá que réu saia preso caso seja condenado

Gabriela Chermont: advogado pedirá que réu saia preso caso seja condenado

A jovem morreu após cair do décimo segundo andar de um hotel em Vitória, na madrugada de 21 de setembro de 1996. O ex-namorado de Gabriela é acusado pelo crime de homicídio

Publicado em 12 de novembro de 2020 às 11:27

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Gabriela Chermont morreu na madrugada de 21 de setembro de 1996
Gabriela Chermont morreu na madrugada de 21 de setembro de 1996. (Arquivo da família)

O júri popular do caso da morte de Gabriela Chermont entrou, nesta quinta-feira (12), em sua reta final. Após 24 anos de espera, a família da jovem deve saber nesta quinta se o réu, Luiz Cláudio Ferreira Sardenberg, ex-namorado da vítima, será condenado pela morte. Assistente de acusação, o advogado Cristiano Medina da Rocha disse que vai pedir que Luiz Cláudio saia preso do Fórum Criminal de Vitória, onde ocorre o julgamento.

Gabriela morreu após cair do décimo segundo andar de um hotel em Vitória, na madrugada de 21 de setembro de 1996. O ex-namorado da jovem é acusado pelo crime de homicídio. A defesa dele, no entanto, alega que a vítima cometeu suicídio.

O réu Luiz Cláudio Ferreira Sardenberg foi ouvido durante toda a manhã desta quinta-feira (12) até por volta das 13h40, para responder perguntas dos seus advogados de defesa, da assistência de acusação, do Ministério Público e do magistrado que preside o júri. 

Depois disso, foi feito um intervalo para o almoço. No retorno, começou a fase de debates. Os promotores e os advogados que representam a família de Gabriela Chermont tiveram, no total, 1h30 para defenderem a condenação do réu, momento que foi concluído por volta das 16h20.

A defesa de Luiz Cláudio teve também o mesmo tempo para apresentar os argumentos em favor da absolvição do ex-namorado da vítima. Depois, acusação e defesa tiveram mais 1h de réplica e tréplica. A tréplica da defesa terminou por volta de 20h20.

Em seguida, sete jurados votam para definir se o réu é o culpado e deve ser condenado pela morte. O voto é secreto. Caso seja condenado, antes do juiz proferir a sentença, definindo, por exemplo, o tempo da pena, o advogado da família de Gabriela, Cristiano Medina, vai pedir que Luiz Cláudio saia do julgamento preso mesmo que ele recorra da decisão.

"Já adianto que eu vou pedir a prisão do réu e espero que ele saia preso de lá. Com a reforma do código de processo penal do pacote anticrime, aquela chamada reforma do Moro (Sérgio Moro, ex-ministro da Justiça), possibilitou que o réu seja preso na primeira instância no caso de júri. Isso, independentemente dele ter respondido em liberdade ou não. Hoje, existe a possibilidade dele sair preso. Se condenado for, eu vou pedir a prisão dele", contou o advogado.

Por nota, a defesa do réu afirmou que há depoimentos e laudos técnicos que apontam para o fato de que Gabriela Chermont cometeu suicídio.

Este vídeo pode te interessar

"Acreditamos que o julgamento, após tantos anos, vai acabar com o sofrimento na vida de duas famílias, trazendo a verdade. Luiz Cláudio Ferreira Sardenberg é inocente e espera por esse julgamento há mais de duas décadas" , declarou. A defesa diz que o laudo médico que consta dos autos "aponta que a vítima morreu de politraumatismo, em consequência do impacto violento da queda do 12º andar do prédio, em movimento causado pela própria vítima". Segundo a defesa, a perícia mostra que não houve luta corporal, nem vestígios de sangue no apartamento atestado pelo exame de DNA.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais