> >
Como o traficante preso no aeroporto do ES distribuía drogas em todo país

Como o traficante preso no aeroporto do ES distribuía drogas em todo país

De acordo com a Polícia Civil, Niki Lauda Cardoso chefiava uma organização criminosa responsável por abastecer o tráfico em todo o Brasil. Ele comprava carros usados para realizar o transporte em outros estados

Publicado em 19 de dezembro de 2019 às 23:39

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Niki Lauda foi preso no aeroporto de Vitória. Ele é apontado pela polícia como responsável por exportar cocaína para a Europa. (Divulgação Polícia Civil)

Além de enviar drogas para o exterior, o traficante Niki Lauda Cardoso, preso na última segunda-feira (16) no Aeroporto de Vitória, chefiava um esquema de distribuição de drogas em todo o Brasil. Para isso, ele utilizava carros adulterados para fazer o transporte de cocaína, crack e maconha em cidades próximas a fronteiras.  É o que apontam as investigações tocadas pela Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) de Guarapari com apoio da Polícia Federal.

O traficante era investigado pela polícia desde 2015, mas foi no ano passado que a polícia descobriu a organização criminosa chefiada por Niki, depois de várias apreensões de drogas feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A primeira delas aconteceu durante uma fiscalização de rotina em Venda Nova do Imigrante, no dia 14 de dezembro de 2018. 

"Durante uma abordagem, apreendemos um carro que transportava 35 quilos de maconha, além de armas e munições. Quando verificamos o GPS do motorista, vimos que o destinatário destas drogas era uma propriedade rural em Guarapari, que estava no nome de Niki Lauda. Repassamos estas informações à Polícia Civil, que iniciou um trabalho de investigação", explicou superintendente Amarilio, da PRF. 

Em operação da PRF em Venda Nova do Imigrante, um carro com drogas foi apreendido. O GPS do veículo tinha como destinatário uma propriedade no nome de Niki Lauda. (Divulgação Polícia Civil)

A partir disso, a Polícia Civil identificou Maicon Nunes Matos, 21, como um dos fornecedores de drogas e parte da organização criminosa. O suspeito, que morava próximo à divisa com o Paraguai, era responsável por trazer munições e maconha para dentro do país e repassar a Niki, que fazia a distribuição em outros estados. Maicon está atualmente foragido. 

A Polícia Civil passou a fazer um trabalho conjunto com a PRF, com o objetivo de monitorar o trabalho da organização criminosa. Pelo menos outras três apreensões de drogas, realizadas pela Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e no Espírito Santo levaram ao nome de Niki Lauda. Todas elas tinham algo em comum: os veículos apreendidos tinham sido comprados pelo traficante, mas estavam no nome dos antigos proprietários. 

"Para não ser identificado como o destinatário dos carregamentos, ele mantinha os veículos no nome de quem ele comprava ou usava laranjas. A maioria dessas pessoas não sabiam que isso acontecia e nem que os carros eram usados para transporte de drogas", contou o delegado da Denarc de Guarapari, Guilherme Rodrigues.

Foto postada pela locadora de carros no dia que Niki comprou um Jeep Renegade. Carro foi apreendido com drogas no Mato Grosso so Sul. (Reprodução Facebook)

Diante disso, a polícia descobriu que Niki tinha uma locadora de carros de fachada, que era usada para comprar e revender carros usados para realizar o transporte de drogas em todo o Brasil. Um Jeep Renegade branco, apreendido pela PRF no dia 11 de junho deste ano, foi inclusive fotografado ao lado de Niki e postado nas redes sociais, semanas antes da apreensão.

"Ele usava a locadora para manter esses carros e criar compartimentos para o transporte de drogas. Ele também recrutava pessoas para fazer esta distribuição", completou Guilherme.

Niki Lauda possuía uma locadora de carros onde ele comprava veículos usados com o objetivo de transportar drogas em todo o país. (Reprodução Facebook)

PRISÃO NO AEROPORTO DE VITÓRIA

A prisão de de Niki Lauda aconteceu na última segunda-feira (16), em uma operação conjunta da Polícia Civil e Federal no Aeroporto Eurico Salles, em Vitória. O traficante voltava de Florianópolis em uma viagem com a mulher. Niki foi preso no momento que desembarcava do avião e foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Guarapari, onde está preso. 

"Ele estava muito tranquilo, foi extremamente educado e cordial, uma característica de traficantes de determinadas organizações criminosas do Brasil. Ele nega o tráfico, mas se contradisse em vários momentos enquanto prestava depoimento na delegacia. Não temos dúvida do envolvimento dele", afirmou o delegado Guilherme Rodrigues.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais