> >
Morre o poeta capixaba Sérgio Blank aos 56 anos

Publicado em 23 de julho de 2020 às 19:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O poeta Sérgio Blank, de 56 anos, foi encontrado morto no início da tarde desta quinta-feira (23). O corpo do escritor deve ser removido de sua casa, em Campo Grande, Cariacica, ainda nesta noite. Nilceia Blank, irmã de Sérgio, suspeita que o ocupante da cadeira 09 da Academia Espírito-Santense de Letras, empossado há um ano e um dia, foi vítima de infarto.

De acordo com ela, a família decidiu entrar na casa do poeta depois de ele não atender a telefonemas e a campainha. "Nós nos falamos por volta das 10h desta quarta (22) e ele estava bem, normal. Hoje (23) que tentei ligar e ele não atendeu. Peguei a chave da casa dele que eu tenho, fui entrando com o meu marido devagar e chamando, mas ele estava na cama com as mãos muito roxas", fala.

Apesar do relato da irmã, a Polícia Civil investiga a morte do poeta como um homicídio. "A Polícia Civil informa que o caso foi registrado como homicídio e seguirá sob investigação da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cariacica. Até o momento nenhum suspeito foi detido e outras informações não serão repassadas para que a apuração dos fatos seja preservada. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser liberado pelos familiares e para ser feito o exame cadavérico, que apontará a causa da morte.", diz o órgão por nota.

Em sua última publicação nas redes sociais, datada do dia 22 de julho, o poeta fala do seu contato com as crianças. "Fico feliz quando sou convidado para visitar escolas e conversar com as crianças sobre meu livro Safira. Gosto quando as professoras me apresentam com um escritor infantil. O compromisso de um escritor infantil devia ser soltar pipas, jogar bola de gude, tomar banho de chuva descalço, comer fruta tirada-do-pé, colecionar álbuns de figurinhas, brincar de pique-esconde e comer algodão-doce feito de nuvens. Essas pequenas delícias da poesia. Aprecio ser um escritor infantil".

Sérgio morava sozinho, era solteiro e não deixou filhos. Ele enfrentava um quadro de cirrose hepática há alguns anos, no entanto, estava na fila do transplante e a doença era controlada, segundo a própria irmã. Por conta da pandemia do novo coronavírus, ainda não há informações sobre velório e enterro.

O escritor Sérgio Blank
O escritor Sérgio Blank. (Fernando Madeira)

"ERA UM GRANDE AMIGO"

Fernando Achiamé, historiador e comentarista da CBN Vitória, lamentou a morte do amigo. "Estou muito triste e abalado. Era um grande amigo", disse, ao contar que alertou a irmã de Sérgio sobre o sumiço do escritor.

De acordo com Achiamé, ele e Sérgio haviam marcado de se encontrar no almoço desta quinta (23). Ao tentar ligar para desmarcar o encontro, não conseguiu falar com o colega. "Liguei para ele hoje cedo, e o celular estava dando desligado. Por volta do meio-dia, falei com a irmã dele para ver o que estava acontecendo", relata.

Em seguida, o historiador recebeu a notícia de Nilceia de que Sérgio havia sido encontrado morto. Para Achiamé, a partida de Blank é uma perda irreparável, tanto para ele como amigo quanto para a Cultura.

A Academia Espírito-santense de Letras ressaltou a importância de Blank para a literatura capixaba. "Uma grande perda para a literatura do Espírito Santo, especialmente no campo da poesia, onde Sérgio desenvolveu sua brilhante carreira literária. Há exatamente um ano, o poeta tomava posse na cadeira 9 da Academia Espírito-santense de Letras. A saudade é grande, mas nos conforta saber que sua obra permanecerá viva entre nós".

O secretário de Cultura de Vitória, Francisco Grijó, também lamentou a morte pelas redes sociais. "Fico sabendo que meu amigo Sérgio Blank, poeta enormíssimo, e uma pessoa só coração, faleceu. Descanse, querido amigo!", escreveu. 

BIOGRAFIA

Nascido em 1964, em Cariacica, Sérgio Blank é conhecido por seus poemas, livros e atuação como promotor de lançamentos de obras e coordenador de oficinas e encontros literários. Sua última obra, "Blue Sutil" foi lançada em fevereiro do ano passado encerrando um hiato de 23 anos sem obras inéditas.

O termômetro para a nova obra veio de um universo não tão comum ao escritor: a internet. Os poemas que compõem o livro foram antes publicados nas redes sociais e a repercussão deu a ele o empurrãozinho necessário para encerrar o hiato.

O poeta ocupava a cadeira número 9 da Academia Espírito-santense de Letras há um ano. Sua posse aconteceu no dia 22 de julho de 2019.

Este vídeo pode te interessar

Ao todo, Sérgio Blank tem seis obras publicadas antes de “Blue Sutil”: a infantil “Safira” (1989) e também “Poesia: Estilo de ser assim, tampouco” (1984); “Pus” (1987); “Um,” (1988); “A Tabela Periódica” (1993) e “Vírgula” (1996). “Os dias ímpares – toda poesia” (2011), reúne os cinco títulos anteriores.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais