> >
Bispo de Colatina também orienta fiéis a não dar abraço da paz na missa

Bispo de Colatina também orienta fiéis a não dar abraço da paz na missa

Depois da Arquidiocese de Vitória,  Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias emitiu um comunicado com orientações para evitar o avanço da doença

Publicado em 27 de fevereiro de 2020 às 20:44

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias. (Diocese de Colatina /Divulgação)

A preocupação com o avanço do coronavírus no país, levou o bispo de Colatina, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, a emitir um comunicado com orientações para que os fiéis tomem medidas de precaução durante as celebrações. Entre elas estão não realizar as orações de mãos dadas e o “abraço da paz”. Também nesta quinta-feira (27), o arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos divulgou uma nota com recomendações parecidas.

Dom Joaquim também determinou que se receba a comunhão exclusivamente na mão e não diretamente na boca e que não se comungue sob as duas espécies, ou seja com o pão e o vinho consagrado. Um dos meios de transmissão da doença se dá por contato físico, como beijos e abraços, e por meio do contato de superfícies contaminadas.

Bispo de Colatina também orienta fiéis a não dar abraço da paz na missa

O bispo orienta ainda que, em templos que não sejam climatizados, o espaço deve ser mantido o mais aberto e ventilado possível. Em locais com ar-condicionado, o equipamento deve ser colocado em uma temperatura que seja a mais próxima possível da temperatura ambiente. Para finalizar, o bispo pede que em momentos de acolhida e encontro, o fiéis evitem apertos de mão e abraços.

No comunicado, o religioso afirma que essas medidas são necessárias neste momento e manifestam o compromisso da Igreja em defesa da vida e pelo bem estar dos fiéis. “Pedimos atenção a todos quanto ao cumprimento dessas recomendações em nossas ações litúrgicas e sacramentais. É dever de todos nós ajudar a combater essa enfermidade que ameaça a nossa saúde, especialmente dos mais idosos.”

Dom Joaquim concluiu a nota pedindo que as informações sejam compartilhadas em todas as paróquias, pastorais, movimentos e grupos de oração. "Com fé e responsabilidade, vamos enfrentar mais este desafio”, finalizou o religioso. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais