> >
Santa Maria enfrenta racionamento de água devido a baixa vazão de rio

Santa Maria enfrenta racionamento de água devido a baixa vazão de rio

A cidade está dividida em dois setores, que serão abastecidos de 12 em 12 horas. Para os serviços essenciais, como escolas, o abastecimento será garantido diariamente por carros pipa

Publicado em 11 de novembro de 2019 às 18:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Santa Maria de Jetibá enfrenta escassez de recursos hídricos. (Pixabay)

Moradores do município de Santa Maria de Jetibá, na região Serrana do Espírito Santo, enfrentam problemas com o abastecimento de água desde sexta-feira (08). O fornecimento precisou ser interrompido porque o rio São Sebastião apresentava coloração anormal, ocasionada pela baixa vazão em consequência da escassez de chuva.

Segundo a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), coletas foram feitas para análise laboratorial e, apesar das características diferentes, a amostra estava dentro dos padrões de portabilidade e sem riscos à saúde humana. Diante dos resultados, a distribuição de água foi restabelecida gradativamente.

Entretanto, no domingo (10), os níveis do rio baixaram ainda mais e foi necessário adotar o racionamento. A cidade agora está dividida em dois setores, que irão ser abastecidos de 12 em 12 horas. Confira:

SETOR 1

Engloba o Centro, Rua Henrique Erget em São Sebastião do Meio, e bairro dos Italianos. Esse vai receber água durante o dia, das 7 às 19h.

SETOR 2

Compreende São Luiz, Vila Nova, Vila Jetibá e rua Erasmo Jacob. O abastecimento ocorrerá no período noturno, das 19h às 7h.

COMO FICAM OS SERVIÇOS ESSENCIAIS ?

Em hospitais, postos de saúde, creches, escolas e delegacias, o fornecimento de água será garantido diariamente, com carros pipa. A Cesan orienta que o uso seja feito de forma consciente, especialmente nesse período de calor intenso.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais