> >
UPA de Castelândia abre para atendimento a partir de domingo

UPA de Castelândia abre para atendimento a partir de domingo

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a UPA de Castelândia, na Serra, começa a funcionar no dia 15. Previsão é atender cerca de 25 mil pessoas por mês

Publicado em 13 de dezembro de 2019 às 16:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castelândia. ( Everton Nunes/Secom-PMS)

A  Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a UPA de Castelândia, na Serra, que será inaugurada às 10 horas deste sábado (14). Seu efetivo funcionamento será no dia seguinte, domingo (15), às 7 horas. O investimento nas obras foi de R$ 9 milhões, e estão previstos mais de 25 mil atendimentos por mês no local.

“Vamos entregar uma estrutura de saúde moderna para a população, que vai se somar às outras duas Upas já existentes. A UPA de Castelândia vai atender os moradores das regiões de Jacaraípe, Nova Almeida e Feu Rosa, além de outros municípios, e ampliar o atendimento às demandas de urgência e emergência”, destacou o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.

A nova estrutura amplia o acesso da população e descentraliza o atendimento de urgência e emergência. A nova UPA é adjacente aos bairros de Jacaraípe, Nova Almeida, Castelândia, Feu Rosa, Manguinhos e Vila Nova de Colares.

A UPA de Castelândia adota o modelo de gestão compartilhada. O modelo já foi implantado em Carapina e, em breve, será implantando também em Serra-Sede. “O funcionamento será 24 horas, todos os dias da semana, incluindo feriados, com acolhimento por meio de classificação de risco, conforme protocolo adotado, priorizando o atendimento dos casos de urgência e emergência e nunca perdendo a visão do atendimento humanizado”, informou Audifax.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castelândia. ( Everton Nunes/Secom-PMS)

Na UPA de Castelândia serão oferecidos atendimento médico adulto e pediátrico; atendimento odontológico; exames radiológicos e laboratoriais; administração de medicamentos; salas de urgências adulto e infantil; e leitos de observação adulto e infantil.

O projeto arquitetônico incluiu ainda um segundo pavimento para o setor administrativo, refeitório e auditório. As estruturas são ecologicamente corretas, com painéis solares e aproveitamento da luz natural nos ambientes.

A área é de, aproximadamente, 2.300 metros quadrados, e inclui ainda na área externa guarita, abrigo de ambulâncias e estacionamentos de pacientes e de funcionários. Haverá também um ponto de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais