> >
Tirolesa do Morro do Moreno, em Vila Velha: veja como é a aventura

Tirolesa do Morro do Moreno, em Vila Velha: veja como é a aventura

A reportagem de A Gazeta desceu nesta sexta-feira (13) do topo do morro - onde ficam as antenas, até a Pedra da Testa – na parte mais baixa, e registrou todos os momentos do esporte radical

Publicado em 13 de dezembro de 2019 às 21:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Tirolesa fixa do Morro do Moreno, em Vila Velha. (Elis Carvalho)

A tirolesa fixa do Morro do Moreno já tem data para ser aberta ao público: no próximo domingo (15), às 7 horas, um dos pontos mais visitados de Vila Velha terá a estreia do serviço.  Ao todo, o percurso de aventura tem 500 metros em meio a cartões-postais capixabas. Preparem as câmeras, pois a paisagem é de tirar o fôlego!

Mas não é preciso esperar até lá parar curtir um pouco do visual cheio de emoções. Isso porque a reportagem de A Gazeta, desceu nesta sexta-feira (13) do topo do morro - onde ficam as antenas, até a Pedra da Testa – na parte mais baixa, e registrou todos os momentos do esporte radical. Veja o vídeo abaixo.

COMO CHEGAR

Para chegar à entrada da tirolesa é preciso subir a trilha principal do Morro do Moreno, na Praia da Costa. A subida é considerada fácil/moderada e dura cerca de meia hora a pé, se não houver paradas. Também é possível chegar ao topo com motos ou carros altos. Todo percurso é sinalizado e possui lixeiras. Para quem gosta de caminhar e apreciar a natureza,  a subida a pé é a melhor opção.

Um pouco antes de chegar nas antenas é possível ver a entrada da tirolesa à direita. No local há uma placa contendo regras de segurança, além de restrições e instruções de uso. 

Depois, uma pequena descida dá acesso ao deque onde ficam os funcionários da Eco Vertical, empresa de esportes que foi autorizada a implantar a estrutura. É nesse ponto em que o usuário coloca os equipamentos de segurança e recebe orientações para descer.

Entrada da tirolesa do Morro do Moreno. (Elis Carvalho)

A DESCIDA: DE CONTEMPLATIVA A RADICAL

A descida do público pela tirolesa é realizada em duas partes. A primeira, de 100 metros, é contemplativa e totalmente guiada. Ela sai da Praça das Antenas, com um posto de parada. Caso queira parar no meio dela para fazer fotos, é só só comunicar aos instrutores.

Mas fica o alerta: Em determinado momento da primeira etapa, em que a tirolesa desce mais devagar, o visitante passa bem próximo de uma pedra. Os próprios instrutores orientam para que as pessoas levantem as pernas e fiquem atentas para não se machucarem. 

Após esta parada, vem a segunda etapa - mais radical, com 400 metros de descida e podendo chegar a 35 km/h. Ela tem um paraquedas que vai controlar sua direção e velocidade até o fim, na Pedra da Testa. Apesar da adrenalina, é possível apreciar a paisagem, que inclui mata, animais como aves e borboletas além de uma visualização diferenciada do mar, da Terceira Ponte e do Convento da Penha.

Deque da tirolesa fixa do Morro do Moreno. (Elis Carvalho)

Todo o percurso é monitorado por instrutores que orientam o usuário a como descer pela tirolesa com segurança. A ideia da empresa é oferecer fotógrafos no local para quem quiser comprar imagens, mas todo mundo pode levar a própria câmera para registrar o passeio. 

Quando a descida acaba, mais uma bela surpresa: há um balanço instalado em uma árvore bem de frente para o Convento da Penha, prometendo ser ponto certo para os amantes de fotografias. Na saída, ainda é possível parar na Pedra da Testa, onde o visual para a Terceira Ponte também é capaz de tirar o fôlego. Dali para a parte baixa do morro, o visitante fará uma descida bem sinalizada de cerca de 15 minutos.

Balanço com vista para o Convento da tirolesa do Morro do Moreno. (Elis Carvalho)

ESTRUTURA

Alex Magnago, empresário e sócio da Eco Vertical, explica que foram instalados quatro deques no Morro do Moreno para oferecer tranquilidade e segurança aos usuários. "Temos um de 40m², ao lado da antena, chamado deque de equipagem, onde as pessoas colocam os equipamentos e esperam. Desse deque, o usuário vai para um de 12m²: o deque de lançamento", conta.

Além dos deques, o empresário lembra que todo trajeto até a área de equipagem, na Praça das Antenas, e no caminho do deque de chegada até a saída do morro está sinalizado.

"Temos ainda o deque de interferência, o do meio, que tem 6m² em linha reta. Nele, acontece a troca onde o monitor retira a pessoa do cabo da descida contemplativa e passa para o cabo que leva ao deque de chegada, de 20m². Este tem as molas que fazem a frenagem e o desembarque do cliente. Começamos a obra em julho.  Em agosto, fizemos instalações das lixeiras e a coleta deste lixo. De agosto até ontem, já retiramos 400 quilos de lixo", afirma. 

Vista da Pedra da Testa, ponto final da tirolesa. (Elis Carvalho)

FUNCIONAMENTO E VALORES

A tirolesa funcionará diariamente das 7h às 17h, podendo participar da brincadeira somente maiores de 5 anos. O peso máximo é de 120 quilos, não havendo idade máxima para curtir cerca de um minuto e meio por cima da mata do Morro do Moreno

De segunda a quinta, o valor para realizar a descida é de R$ 50. De sexta a domingo, incluindo feriados, o valor é de R$ 70. Os preços incluem uma taxa de seguro de vida, garantido por uma descida através de uma pulseira dada a cada usuário.

"Esperamos atender o máximo possível de pessoas, todos dentro da segurança", destaca o empresário, que espera receber uma média de 70 a 80 visitantes por dia na alta temporada.

Os ingressos estarão à venda na hora e no site www.ecovertical.tur.br. "No domingo, por ser o lançamento, vamos vender apenas no site para não haver superlotação e para controlarmos os números de ingressos", conta Alex.

Morro do Moreno ganhou corrimão na trilha da tirolesa. (Elis Carvalho)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais