ASSINE

Sobe para 6 o número de casos suspeitos de coronavírus no ES

No boletim divulgado no final da tarde desta segunda-feira (02),  a Secretária de Saúde divulgou a existência de mais cinco casos suspeitos que serão encaminhados a exames

Publicado em 02/03/2020 às 17h28
Atualizado em 02/03/2020 às 17h28
Coronavírus. Crédito: Agência Brasil
Coronavírus. Crédito: Agência Brasil

O Espírito Santo tem seis casos suspeitos de coronavírus, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo (Sesa), no final da tarde desta segunda-feira (02).  São cinco a mais do que os registrados até a tarde de domingo (01).  Todos os pacientes são da Grande Vitória. 

Durante a manhã desta segunda-feira (02), a informação era de que havia apenas um caso suspeito, segundo o coordenador do Centro de Operações Estratégicas (COE) da Sesa, Luiz Carlos Reblin.  O descarte ou confirmação do caso depende do retorno do exame realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Apenas a Fiocruz e outros dois laboratórios no Brasil realizam os exames para detectar o coronavírus.  

Agora, as amostras de mais cinco pacientes também serão enviadas para a Fiocruz. Os pacientes passaram por exames aqui no Espírito Santo que descartaram a presença de gripe do vírus Influenza A e B, mais comuns aqui no Brasil.  Já são 433 casos suspeitos de coronavírus em todo o país. 

CONTAMINAÇÃO 

A contaminação ocorre por gotículas respiratórias, contato próximo (cerca de 2 metros de distância) com alguém com os sintomas, ou contato direto com as secreções sem proteção. Já em relação aos sintomas, os pacientes com Covid-19 apresentaram problemas respiratórios (leves a graves). Os sintomas podem aparecer entre 2 e 14 dias após a exposição.

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar

COMO SE PROTEGER

  • Higienize as mãos regularmente com álcool gel  (70%), de 20 a 30 segundos, ou com água e sabão, de 40 a 60 segundos
  • Cubra nariz e boca ao tossir ou espirrar, de preferência com papel descartável, e elimine em seguida
  • Evite tocar olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos
  • Evite contato próximo com pessoas que estejam tossindo ou espirrando, ou ainda que retornaram recentemente de viagens para países com casos confirmados de coronavírus

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.