ASSINE

Reforma do Museu Solar Monjardim começa em janeiro

Serviço contratado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional custará  R$ 700 mil. As obras de conservação da Casa e Chácara Barão de Monjardim, localizada em Vitória, devem durar sete meses

Publicado em 26/12/2019 às 14h14
Atualizado em 26/12/2019 às 14h14
Museu Solar Monjardim, em Vitória. Crédito: Fabio Vicentini/ Arquivo AG
Museu Solar Monjardim, em Vitória. Crédito: Fabio Vicentini/ Arquivo AG

A partir do próximo dia 6 terá início as obras de conservação da Casa e Chácara Barão de Monjardim, localizada em Vitória. Fechada para visitação desde setembro deste ano, a expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos em sete meses e de que o museu volte a reabrir as portas ainda em 2020.

O serviço contratado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) custará cerca de  R$ 700 mil. Estão previstas intervenções no telhado, forro, piso, alvenarias e sistema de drenagem. 

Tombada na esfera federal, a Casa e Chácara Barão de Monjardim abriga o Museu Solar Monjardim - único museu federal em terras capixabas e o primeiro bem tombado pelo Iphan no Espírito Santo.

Segundo informações do Iphan, o museu foi registrado no Livro do Tombo das Belas Artes em 25 de outubro de 1940, como a “Casa e Chácara Barão de Monjardim - Museu Solar Monjardim”, e consiste em um conjunto urbano remanescente da Fazenda Jucutuquara - importante produtora de cana-de-açúcar e demais gêneros de subsistência que abasteciam a ilha de Vitória entre os séculos XVII e XIX. A residência, construída nas últimas duas décadas do século XVIII, foi erguida estrategicamente em relevo alto. Servia de ponto de referência para viajantes e possibilitava o controle sobre o engenho e a senzala.

Transmitida por herança, no século XIX o imóvel passou a ser a residência oficial da família Monjardim. No século XX, o conjunto foi tombado e reconhecido como Patrimônio Cultural pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). Atualmente, abriga o Museu Solar Monjardim e disponibiliza acervo característico do cotidiano de uma família abastada do século XIX, com acervo diversificado composto de mobiliário, arte sacra, indumentária, armaria, estatuária, entre outras tipologias. Trata-se do único exemplar da arquitetura rural datada do período colonial no Espírito Santo.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.