> >
Antigo prédio do Saldanha da Gama terá museu, restaurante e cafeteria

Antigo prédio do Saldanha da Gama terá museu, restaurante e cafeteria

Após desistência da Fecomércio para utilização do espaço, governo e Prefeitura de Vitória fizeram um acordo para uso do imóvel

Publicado em 9 de dezembro de 2019 às 21:22

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Antiga sede do Saldanha da Gama está sem utilização desde 2013. (Vitor Jubini)

Uma nova tentativa para ocupação da antiga sede do clube Saldanha da Gama, em Vitória, foi anunciada nesta segunda-feira (9). Governo e Prefeitura de Vitória fizeram um acordo, e a administração municipal pretende passar o imóvel para o Estado que, então, tem projeto para a instalação de um museu virtual, de restaurante e cafeteria no prédio, além da estrutura administrativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Para tanto, a Câmara Municipal de Vereadores precisa aprovar uma proposta de permuta, em que a prefeitura transfere o Saldanha para o governo estadual em troca de um imóvel e um terreno em Bento Ferreira, que deverão ser utilizados para instalação da Defesa Civil. 

Lenise Loureiro, titular da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), explica que a decisão do governo de ocupar parte do Saldanha com a Fapes integra o projeto prioritário de criação de uma estrutura administrativa no Centro de Vitória, com aluguel de espaços, reforma de prédios próprios ou mesmo venda daqueles que não estão mais adequados. 

Nesse contexto, o prédio do antigo clube despertou interesse tão logo a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio) anunciou a desistência de utilização do espaço pelo Sesc, em razão de medidas restritivas do Ministério da Economia sobre o repasse de recursos para o Sistema S, do qual a instituição faz parte.

"A Fapes tem uma estrutura administrativa de médio porte, e é conciliável com o uso turístico do Saldanha, considerando que uma das premissas da prefeitura é para que o espaço seja de visitação pública", pontua Lenise. 

CAFÉ

A secretária diz que, diante do projeto de reforma que o município já tinha devido à cessão que havia feito para o Sesc, foi analisada a possibilidade de adaptação. A avaliação indica que o espaço pode ser aproveitado tanto para a instalação e unidades administrativas quanto para a concessão pública de áreas para café e restaurante. 

Já o museu virtual, que deverá tratar sobre a Colonização do Solo Espírito Santense e a história daquele forte, vai ser estruturado pela própria Fapes, uma vez que tem pesquisadores em sua equipe. 

Este vídeo pode te interessar

Embora prefira não falar em prazos de entrega da nova estrutura à população, Lenise espera que o processo de licitação para a reforma seja lançado ainda no primeiro semestre de 2020. Já existe, segundo a secretária, recurso disponível para as obras. O Saldanha da Gama está fechado desde 2013. A Fapes, por sua vez,  hoje ocupa salas alugadas em um prédio na Avenida Fernando Ferrari e passará a ter uma sede própria no início do corredor histórico de Vitória. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais