> >
Praia da Sereia, em Vila Velha, concorre ao certificado Bandeira Azul

Praia da Sereia, em Vila Velha, concorre ao certificado Bandeira Azul

Se conseguir, Vila Velha será o primeiro município capixaba a contar com a certificação, que já foi concedida a praias do Rio de Janeiro, Ceará, Santa Catarina, e Bahia, por exemplo

Publicado em 22 de dezembro de 2019 às 14:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Praia da Sereia, uma das mais frequentadas em Vila Velha. (Prefeitura de Vila Velha)

A Praia da Sereia, localizada na Praia da Costa, está concorrendo à certificação Bandeira Azul e pode se tornar a primeira praia capixaba a contar com a titulação reconhecida internacionalmente. A Bandeira Azul atesta, principalmente, as boas práticas ambientais como a qualidade da água, limpeza da areia e a acessibilidade.

Para chegar a essa fase da candidatura, todas as praias de Vila Velha foram visitadas pela técnica credenciada da instituição, e a da Sereia foi a que reuniu as melhores condições para tocar o projeto, como explicou a subsecretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Neymara Carvalho.

"Vila Velha tem cerca de 30 km de praias e a visita apontou que a Praia da Sereia, o trecho de praia próximo à Praça do Ciclista, e a Lagoa Grande, se destacaram. Na Sereia já existe acessibilidade e o projeto Praia Legal, e a certificação exige ações o ano todo, inclusive com coletas para balneabilidade regulares", explicou. O projeto Praia Legal promove a inclusão social das pessoas com deficiência por meio da acessibilidade às praias.

"A técnica se encantou com a Praia dos Recifes, mas existem pontos que precisam de melhorias. Então ela foi eliminada para concorrer a essa candidatura neste ano", pontou. O processo para certificação não é rápido e o resultado, se houver a aprovação da Praia da Sereia para hastear a Bandeira Azul, deve durar um ano. "É um trabalho para o verão de 2020 - 2021. Estamos em avaliação e vamos implantar os requisitos, e ao final de um ano haverá a reavaliação", explica Neymara.

SEREIA PODE ATRAIR TURISTAS DO MUNDO TODO

Se conseguir, Vila Velha será o primeiro município capixaba a contar com a certificação, que já foi concedida a praias do Rio de Janeiro, Ceará, Santa Catarina, e Bahia, por exemplo. A avaliação é que, com o título, a Praia da Sereia pode conseguir divulgação internacional para a cidade e dinamizar o turismo em Vila Velha. "Existem turistas que só viajam para locais com essa certificação da Bandeira Azul, e no Espírito Santo não há nenhuma praia assim. Poderemos projetar mundialmente a cidade", avalia a subsecretária.

Entre os pontos fortes para trazer a bandeira, Neymara destaca também as ações ambientais no local como o recolhimento de lixo, que apontou para índices positivos como a retirada da microlixo (guimbas de cigarro, por exemplo) e a própria avaliação da qualidade da água. O envolvimento de moradores do bairro da Praia da Costa e turistas também é fundamental. "Já houve reuniões com associações representativas da região, a Polícia Militar e grupos ambientais. A sociedade tem que ter consciência do que é ter uma Bandeira Azul, pois comprova um bom trabalho em conjunto", diz.

BANHEIROS DEVEM SER ACESSÍVEIS

A infraestrutura também é lembrada e haverá banheiros com acessibilidade para o projeto, pois eles estão entre os requisitos. Dentre os critérios necessários nesta fase, estão: o desenvolvimento de atividades e dinâmicas ligadas a ações de educação ambiental, além da confecção de uma placa com informações do programa que será fixada na Praia da Sereia, no mês de janeiro, indicando o processo de certificação em fase piloto (2019-2020).

A ação para certificação é realizada de forma integrada entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Salvamar. Em outubro de 2020, o Instituto Iar, responsável no Brasil pela certificação, vai anunciar o resultado, sendo atendidos todos os critérios. O hasteamento da bandeira, com a aprovação, está previsto para ser realizado em novembro de 2020.

Praia da Sereia, em Vila Velha, concorre ao certificado Bandeira Azul

"A Bandeira Azul também pode certificar, além das praias, marinas, embarcações e lagoas. Alguém que tenha um barco ecologicamente correto pode pedir a avaliação, por exemplo", frisou Neymara.

O QUE SIGNIFICA A BANDEIRA AZUL

O Programa Bandeira Azul começou em 1987 na Europa e, no Brasil, a partir de 2004.

O objetivo é elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações integradas que beneficiarão hotéis, comércio, saúde e educação.

Bandeira Azul mostra certificação de praias. (Prefeitura de Vila Velha)

PRAIAS COM CERTIFICAÇÃO NO BRASIL

É importante salientar que essa certificação já existe há mais de 30 anos na Europa e países como Portugal (cerca de 360 praias) e Espanha (cerca de 700 praias). São roteiros permanentes no circuito internacional de turismo que aquecem a economia. No Brasil não é diferente para as praias que conquistaram e/ou renovaram a certificação 2019/2020. Confira:

  • Praia do Tombo, Guarujá – SP
  • Prainha, Rio de Janeiro – RJ
  • Praia da Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Salvador – BA
  • Praia da Lagoa do Peri, Florianópolis – SC
  • Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
  • Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
  • Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
  • Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
  • Praia de Piçarras, Balneário Piçarras – SC
  • Praia de Guarajuba, Camaçari – BA
  • Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
  • Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
  • Praia da Malhada, Jijoca de Jericoacoara – CE
  • Praia da Saudade (Prainha), São Francisco do Sul – SC

As Marinas aprovadas são:

Este vídeo pode te interessar

  • Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ
  • Marinas Nacionais, Guarujá – S
  • Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha (sede Centro), Florianópolis – SC
  • Marna Tedesco, Balneário Camboriú – SC
  • Marina Kauai, Ubatuba – SP
  • Voga Marina, Ubatuba – SP

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais