> >
Jovem de periferia do ES tem a vida transformada através da música

Jovem de periferia do ES tem a vida transformada através da música

Aos 22 anos, Ailton Junior retomou os estudos e encontrou sua profissão ao entrar em uma programa voltado para a música

Publicado em 13 de dezembro de 2019 às 20:04

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ailton Junior retomou os estudos e encontrou sua profissão. ( Reprodução/TV Gazeta)

Aos 15 anos e sem perspectivas, ele havia desistido dos estudos e de sonhar com um futuro melhor. Mas hoje, aos 22, já está na faculdade e é, inclusive, professor. O que aconteceu nesse intervalo de sete anos? A resposta está na música, que entrou com tudo em sua vida e transformou sua trajetória.

O protagonista dessa história é Ailton Júnior. Filho de pais separados, ele mora com o pai em Feu Rosa, na Serra, e atua como trompetista de uma banda que faz parte de um dos projetos do Programa Vale Música, que visa incentivar a música de concerto no Brasil.

Mas nem sempre foi assim. Aos 11 anos, Ailton começou a aprender a tocar instrumentos em um projeto social que funciona em uma escola Feu Rosa. Lá ele tocava caixa - um instrumento de percussão - em uma banda marcial. Mas um tempo depois, ele desistiu do projeto. Já aos 15 anos também não queria mais estudar.

"Eu não via sentido mais em estudar, não tinha expectativa que eu tenho hoje, pensando daqui um ano, daqui a uma semana. Eu acordava, ia pra rua, ficava até um certo horário e depois voltava para casa. Saía noite também, voltava e dormia", descreve.

A MUDANÇA

A mudança na vida do então adolescente, que sempre viveu em bairro de periferia e viu muitos amigos ingressarem no tráfico de drogas, começou quando ele passou a observar um outro menino, que passava pela rua constantemente com a camisa do projeto da Vale. Interessado, Ailton foi em busca de informações. Foi então, que ele encontrou seu próprio rumo.

No Programa Vale Música Ailton reencontrou seu antigo professor, o maestro Eduardo Lucas. Encontrou também o trompete, que hoje é seu companheiro fiel e embala seus dias no ritmo do jazz.

A retomada dos estudos acompanhou a redescoberta do amor pela música. Além de fazer parte da Vale Música Jazz Band e de já dar aulas para os alunos do projeto, o jovem cursa licenciatura em Música na Faculdade de Música do Espírito Santo.

Ele montou também sua própria banda, com um nome que tem tudo a ver com sua própria trajetória: é a Batida Diferente.

Olhando para a história de Ailton, o maestro Eduardo Lucas reforça a necessidade que mais oportunidades sejam dadas aos jovens.

Aspas de citação

Os nossos adolescentes estão carentes de oportunidades. E quando elas aparecem, eles tendem a agarrar elas com muita força e com muita vontade. O Ailton é um desses exemplos

Eduardo Lucas
Maestro
Aspas de citação
Ailton já dá aulas para novos alunos do Programa Vale Música. ( Reprodução/TV Gazeta)

OS SONHOS

As conquistas através da música já foram muitas. Ailton costumava tocar em casa somente para sua cadelinha e agora conquista públicos cada vez maiores. O menino que não costumava sair de sua própria cidade, agora já está se acostumando a ver o mundo com muito mais amplitude.

"Não imaginava que ia acontecer isso tudo. Tem a música, mas tem várias outras coisas dentro da música. Eu nunca tinha viajado de avião. Esse ano eu já viajei quatro vezes", conta ele.

Seu maior sonho hoje é transformar a música em sua forma de sustento. O maestro Eduardo Lucas, seu maior incentivador, não duvida que isso possa acontecer. Para ele, Ailton é não só uma descoberta, como também uma aposta.

"Ele demonstra um amor muito grande pela música. Eu vislumbro isso para ele e torço para que ele seja um grande profissional, ele já tem trilhado um caminho muito interessante", finaliza o professor.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais