> >
Coronavírus: enfermeiro de Vitória faz máscaras e distribui a pacientes

Coronavírus: enfermeiro de Vitória faz máscaras e distribui a pacientes

Adriano Gonçalves, de 42 anos, percebeu dificuldade de pacientes em comprar máscaras de proteção e decidiu criar rede de solidariedade em meio à pandemia da Covid-19 no Estado

Publicado em 19 de abril de 2020 às 10:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Enfermeiro de Vitória faz máscaras para ajudar no combate ao coronavírus
Adriano faz máscaras para ajudar no combate ao coronavírus em Vitória. (Adriano Gonçalves de Oliveira)

No momento atual, de crescimento no número de vítimas da pandemia do novo coronavírus, surgem também exemplos de atos de solidariedade que dão esperança. Exemplo disso é o do enfermeiro Adriano Gonçalves de Oliveira, de 42 anos, que trabalha no Pronto Atendimento de São Pedro, em Vitória. Ele decidiu, ciente da dificuldade de encontrar máscaras no mercado, confeccioná-las e distribuir de graça aos pacientes.

De acordo com ele, que atua no setor de classificação, realizando a primeira abordagem a quem chega ao PA, muita gente que apresenta sintomas gripais, sem proteção, deixa outros pacientes vulneráveis à Covid-19. "Infelizmente não temos encontrado máscaras para vender. Recebi doação de material em TNT, desenvolvi um protótipo das máscaras e levei para a costureira. O modelo oferece 50% de barreira de proteção", afirmou.

MOTIVAÇÃO

O enfermeiro, que garantiu que para os funcionários não faltam máscaras, contou que a motivação dele foi realmente atender às recomendações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). "É necessário criar uma barreira e proteger as pessoas, todo paciente deve usar máscara. Cada uma delas evita que dez outras pessoas sejam contaminadas, mesmo por alguém assintomático. Já fiz 200 em três dias e coloquei em uso. Neste sábado (18) busquei mais 100. Pretendo chegar a mil nesta semana", comemorou.

Enfermeiro de Vitória faz máscaras para ajudar no combate ao coronavírus
(Adriano Gonçalves de Oliveira)

Este vídeo pode te interessar

Adriano contou também, emocionado, que recebeu os parabéns de colegas pela iniciativa. "Estou me sentindo útil. Sou um profissional engajado, com intenção de ajudar o próximo. Quero espalhar isso para outras pessoas, envolver mais costureiras também. Espero que isso se multiplique e que mais gente ingresse nesse tipo de ação", finalizou.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais