> >
A cada dois dias, uma criança ou adolescente é assassinado no ES

A cada dois dias, uma criança ou adolescente é assassinado no ES

De janeiro a setembro de 2019, foram 106 homicídios na faixa de 10 a 19 anos. Os números vêm caindo, mas ainda são um desafio

Publicado em 12 de novembro de 2019 às 14:50

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Os jovens negros estão entre as principais vítimas de homicídio. (Agência Brasil)

No momento em que se celebram 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) das Nações Unidas, e que foi assinada pelo Brasil, é nítido que houve avanços, mas também há muitos desafios a serem enfrentados para a garantia desses direitos. Um deles é a prevenção de morte violenta: no Espírito Santo, uma criança ou adolescente é assassinado a cada dois dias.  

De janeiro a setembro de 2019, foram 106 homicídios na faixa de 10 a 19 anos, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). O indicador é melhor do que 2017 e 2018, quando foram registrados 302 e 210 assassinatos respectivamente, mas ainda preocupa. 

O levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) também traz um recorte no tempo. Num período de 10 anos, entre 2007 e 2017, o número de homicídios nessa faixa etária seguiu uma tendência de alta até 2014, quando atingiu o pico com 431 mortes no Espírito Santo. Nos dois anos seguintes, houve uma redução expressiva, mas em 2017 voltou a crescer e alcançou 329 assassinatos.  Comparado ao país, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no Estado chegou a 67,9 em 2014, seu pior momento na década e mais do que o dobro nacional, que teve taxa de 32,5. 

As principais vítimas são os não-brancos e, no Espírito Santo, com um percentual bem acima do que no restante do país. Enquanto no Brasil 82,9% são os pretos, pardos, amarelos e indígenas, no Estado esse índice alcança os 92,4%. 

Luciana Phebo, coordenadora do Unicef para o Estado do Espírito Santo, avalia que um dos principais desafios, principalmente para a adolescência, é reduzir a violência armada de que é vítima. 

Aspas de citação

Esse indicador, de modo geral no Brasil, só piorou. Entre 1990 e 2017, os homicídios de adolescentes mais que dobraram. São 32 meninos e meninas que morrem por dia no país

Luciana Phebo
Coordenadora do Unicef para o Estado do Espírito Santo
Aspas de citação

Para ela, é necessário atacar em várias frentes para que crianças e adolescentes deixem de ser alvo da violência. O primeiro ponto, em sua opinião, é repensar a política de educação, qualificar a escola para torná-la mais atraente e inclusiva,  e que também esteja aberta à comunidade. Outro aspecto que Luciana considera fundamental é combater a impunidade, fazendo com que os casos sejam investigados até a responsabilização do autor. 

Também está no foco da coordenadora do Unicef a necessidade de combater o racismo institucional, que persiste no país e coloca os pretos e pardos como as vítimas mais frequentes dos homicídios, assim  como investir nos territórios mais vulneráveis porque é onde o poder público menos aparece é que a violência se sobressai. 

"Não se pode deixar que uma bala interrompa uma vida. Interromper um adolescente é interromper um país", ressalta Luciana Phebo.

O delegado-geral da Polícia Civil , José Dary Arruda, aponta que, com o retorno do Programa Estado Presente, os indicadores já se mostram mais favoráveis devido às ações que promovem a reinserção social, por meio da educação, esporte,  cultura e geração de emprego. O programa é desenvolvido em regiões onde há maior índice de vulnerabilidade. 

Aspas de citação

Estamos fechando o ano com menos homicídios, mas isso não é motivo de comemoração porque muitos jovens ainda estão morrendo

José Darcy Arruda
Delegado-geral da Polícia Civil
Aspas de citação

Este vídeo pode te interessar

Um problema que afeta muitos desses jovens nas áreas periféricas, na avaliação de Arruda, é o comércio de drogas. "Eles se veem seduzidos pelo tráfico, pelo dinheiro que podem ganhar. Os jovens matam e morrem por isso. Com o programa, nossa intenção é proporcionar a essas crianças e adolescentes oportunidades diferentes, dando a elas condições de estudos e de conseguir um trabalho no futuro", finaliza.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais