> >
Vendas no comércio do ES atingem melhor patamar de agosto em seis anos

Vendas no comércio do ES atingem melhor patamar de agosto em seis anos

Segundo o IBGE, os destaques foram para móveis, tecidos, vestuário, calçados, hipermercados e supermercados

Publicado em 8 de outubro de 2020 às 14:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Movimento do comércio em Laranjeiras, na Serra
Movimento do comércio em Laranjeiras, na Serra. (Ricardo Medeiros)

As vendas do comércio varejista no Espírito Santo cresceram 2,1% em agosto, dando sequência à tendência de recuperação observada em julho. Já na comparação com agosto de 2019, o crescimento foi de 9,2%. Para o oitavo mês do ano, o resultado é o melhor em seis anos.

O resultado é puxado pelas vendas de móveis, que cresceram 27,4% em agosto deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2019. Apesar de o setor apresentar retração de -2,6% no ano, em 12 meses, cresceu 3,7%, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O comércio de tecidos, vestuário e calçados está se recuperando, e teve crescimento de 18,6% na comparação com agosto de 2019. No acumulado do ano, o segmento teve retração de 10,5%, e, em 12 meses, recuou 3,5%.

Hipermercados e supermercados também registraram aumento de vendas, com alta de 13,5% em agosto, na comparação com o mesmo período do ano passado. O crescimento tem, inclusive, levado alguns supermercados a limitar o volume de produtos que podem ser adquiridos pelos clientes. No ano, o segmento acumula crescimento de 12%. Em 12 meses, 8,4%. 

Refletindo a suspensão das aulas presenciais, até então, a venda de produtos como livros, jornais, revistas e material de papelaria, por outro lado, teve desempenho negativo de 30,3% na comparação com agosto de 2019. 

VAREJO AMPLIADO

O comércio varejista ampliado, que inclui além do varejo as atividades de veículos, motos, partes e peças e segmento de material de construção, teve crescimento de 6,5%, em relação a julho, na série com ajuste sazonal, puxado pelo aumento de vendas de materiais de construção, que cresceram 106,8% no período, e 45,1% no ano. 

Na comparação com agosto de 2019, o comércio varejista ampliado no Estado cresceu 12,2%. No ano, apresenta leve retração, com desempenho negativo de 0,6%. Em 12 meses, cresceu 1,5%.

RESULTADOS NO PAÍS

O comércio varejista cresceu 3,4% no Brasil em agosto, na comparação com julho. É a quarta alta mensal seguida, após quedas influenciadas pela pandemia em março e abril. Com o resultado, o setor atinge o maior patamar de vendas desde 2000, ficando 2,6% acima do recorde anterior, de outubro de 2014. 

Na comparação com agosto de 2019, o comércio cresceu 6,1%, terceiro resultado positivo consecutivo. No acumulado do ano, o setor registrou menor ritmo de queda (-0,9%), enquanto nos últimos 12 meses, acumula crescimento de 0,5%, após três meses de estabilidade.

Entre as atividades que apresentaram maior crescimento estão tecidos, vestuário e calçados (30,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,4%), móveis e eletrodomésticos (4,6%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,5%) e combustíveis e lubrificantes (1,3%).

O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, teve alta de 4,6% em relação a julho, reduzindo o ritmo de crescimento com relação ao mês anterior (7,1%). Veículos, motos, partes e peças cresceu 8,8% e material de construção registrou aumento de 3,6%, ambos, respectivamente, após 12,3% e 5,9% registrados no mês anterior.

Frente a agosto de 2019, houve aumento de 3,9%, segunda taxa positiva consecutiva. No acumulado do ano, o varejo ampliado soma recuo de 5%. O acumulado em 12 meses, ao passar de -1,9% até julho para -1,7% até agosto, também apontou leve melhora no ritmo de venda.

* Com informações de agências

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais