> >
Sindicato alega fim de prazo e trabalhadores da saúde ficam sem atendimento

Sindicato alega fim de prazo e trabalhadores da saúde ficam sem atendimento

Profissionais que encararam fila na sede do Sintrasades, nesta terça (31), foram informados que prazo para pedir cancelamento de taxa sindical havia acabado na segunda-feira (30)

Publicado em 31 de outubro de 2023 às 19:57

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Longa fila no último dia de entrega dos documentos no sindicato
Trabalhadores encontraram o portão fechado na sede do Sintrasades. (Carlos Alberto Silva)
Caio Vasconcelos
[email protected]

Depois de encarar longa fila na esperança de cancelar uma taxa sindical a ser descontada nos salários, trabalhadores da saúde ficaram sem atendimento nesta terça-feira (31). Isso porque encontraram o portão da sede do sindicato da categoria fechado, no Centro de Vitória. No local, a informação passada foi de que o prazo para a entrega da documentação havia terminado na segunda-feira (30) e só seriam atendidos aqueles que haviam recebido senhas no dia anterior.

A situação provocou revolta em quem voltou a esperar por horas em pé e debaixo de sol – cena que se repetiu diariamente nos últimos 15 dias – e não recebeu atendimento na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Hospitais e Empresas de Saúde Filantrópicas e Privadas do Estado do Espírito Santo (Sintrasades).

Aspas de citação

Pelo documento era para eles atenderem o dia inteiro, é uma falta de respeito com a classe, as pessoas ficaram aqui o dia inteiro e o portão não foi aberto

Mônica Bonaparte
Funcionária do Hemoes
Aspas de citação

Abraão Rocha, funcionário de um hospital na Grande Vitória, disse que chegou ao local às 12 horas, mas foi avisado que só iriam ser atendidos aqueles que tinham conseguido pegar a senha na segunda-feira (30). "Eu acho um absurdo eles fazerem isso com aqueles que bancam o próprio sindicato", desabafou.

Polícia Militar vai ao local registrar ocorrência a pedido dos servidores da saúde
Polícia Militar vai ao local registrar ocorrência a pedido dos servidores da saúde. (Carlos Alberto Silva)

Gabriela Eduarda Oliveira foi mais uma trabalhadora da saúde que ficou revoltada com a falta de atendimento no Sintrasades. Ela disse que estava desde as 12h40 na fila. E criticou a forma como pessoas com deficiência foram tratadas.

Gabriela Oliveira fala sobre a situação na fila do sindicato
Gabriela Oliveira reclamou da falta de atendimento. (Carlos Alberto Silva)
Aspas de citação

Além de não darem a prioridade a pessoas PCD, perderam meu documento que entreguei na sexta. Também passei mal por conta do calor nessa fila

Gabriela Eduarda Oliveira
Trabalhadora da saúde
Aspas de citação

Representante do Sintrasades, o advogado Diego Nunes informou que o prazo para fazer o cancelamento da taxa mensal de 1% no salário, referente à contribuição assistencial, terminou na segunda-feira (30). Segundo ele, foi dado um prazo de 15 dias, contados a partir do registro da convenção coletiva, em 16 de outubro, para os trabalhadores entregarem presencialmente, no sindicato, três cartas de oposição à cobrança, escritas a mão, além de apresentar um documento de identidade. 

Diego Nunes destacou, porém, que o Sintrasades negocia com o sindicato patronal uma extensão desse prazo. "Estamos em contato com o sindicato patronal para que o prazo seja estendido, ou até mesmo fique sem prazo final. No mais tardar amanhã (dia 1º), teremos uma solução para que os servidores da saúde não sejam prejudicados", apontou.

Em relação à reclamação quanto à falta de atendimento prioritário a pessoas com deficiência, o advogado garantiu que havia estrutura adequada para receber quem precisava receber atenção especial.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais