> >
Produção da indústria do ES tem maior queda do país

Produção da indústria do ES tem maior queda do país

Na passagem de setembro para outubro deste ano, setor teve variação de -8,1%

Publicado em 10 de dezembro de 2019 às 21:01

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Trabalhador da indústria. (Pixabay)

Espírito Santo teve a maior queda na produção industrial do país no mês de outubro. O Estado é o primeiro com o maior recuo, -8,1%, seguido por Pará com queda de -1,3% e Ceará com -1,1%. Das 15 regiões do Brasil pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sete tiveram alta, outras sete queda e uma teve variação zero: o Paraná.

A Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada nesta terça-feira (10), mostrou ainda que o Espírito Santo teve também a maior queda no acumulado do ano, de 14%, pressionado, principalmente, pelos recuos assinalados por indústrias extrativas, celulose, e metalurgia.

Já em comparação com outubro do ano passado, o recuo do Estado foi ainda mais brusco, com queda de 22,5%.

MAIORES ALTAS NA INDÚSTRIA

Já Goiás teve o maior crescimento (4%), depois vieram Amazonas (2,3%) e São Paulo (1,5%) . Além dessas, duas localidades tiveram alta acima da média nacional: a região Nordeste com 1,2% e a Bahia com 0,9%. O mês também foi positivo para as indústrias do Mato Grosso que cresceram 0,6% e do Rio de Janeiro com 0,2%.

Também registraram queda os Estados de Minas Gerais com -0,7%, Pernambuco e Santa Catarina com -0,6% e Rio Grande do Sul com -0,2%.

Segundo o IBGE, na comparação com outubro de 2018, o setor industrial mostrou crescimento de 1%, também com sete locais apontando resultados positivos. Nessa comparação, o recuo do Espírito Santo foi ainda mais brusco, com queda de 22,5%. Já Goiás (11,2%) e Paraná (9,4%) foram os destaques positivos.

Este vídeo pode te interessar

No acumulado do ano para o período janeiro a outubro de 2019, frente a igual período do ano anterior, houve redução na produção nacional (-1,1%), que alcançou sete dos quinze locais pesquisados. O Espírito Santo teve a maior queda, de 14%.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais