> >
MPF quer mais ônibus nas ruas e itens de segurança para motoristas

MPF quer mais ônibus nas ruas e itens de segurança para motoristas

Órgão fez representação no Ministério Público Estadual e na Procuradoria do Trabalho pedindo para que a Ceturb crie plano para desafogar os coletivos e para que empresas façam  jornadas alternativas para reduzir aglomeração no transporte público

Publicado em 13 de abril de 2020 às 11:40

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Transcol lotado na manhã desta quinta-feira
Ônibus da empresa Lorenzutti, em Guarapari, lotado na manhã desta quinta-feira. (Internauta)

Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) fez uma representação ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES) para que o órgão exija da Ceturb a criação de um programa para ampliar a quantidade de ônibus em circulação, principalmente nos horários de pico. A intenção  é desafogar o sistema de transporte público e reduzir aglomerações de trabalhadores no deslocamento entre a residência e o local do trabalho devido ao coronavírus.

A Procuradoria da República também fez uma representação no Ministério Público do Trabalho para que a Ceturb exija das empresas o fornecimento de EPI para motoristas do sistema de transporte público municipal da Grande Vitória, de forma a minimizar a exposição desses trabalhadores aos riscos da Covid-19.

03/04/2020 - Com as lojas fechadas o movimento de pessoas na avenida Central em Laranjeiras, na Serra, era pequeno(Vitor Jubini)

Também foram enviadas outras três representações ao MPT. Em uma delas,  o MPF pede que a Procuradoria do Trabalho efetue gestões junto aos sindicatos patronais e dos trabalhadores das categorias mais numerosas da Grande Vitória. A ideia é definir horários de trabalho deslocados, de forma a desafogar o sistema de transporte público e reduzir aglomerações de trabalhadores no deslocamento entre a residência e o local do trabalho.

Também foi pedido ao MPT que fiscalize, acompanhe e exija o fornecimento de EPI aos profissionais que atuam em atividades laborativas essenciais, assim definidas no Decreto 10.282/2020, em especial em relação às categorias mais vulneráveis e que atuam com massas de pessoas, como as de serviços funerários, bancários, funcionários de transportadoras de pessoas, comerciários – notadamente os que atuam em supermercados, drogarias, restaurantes e congêneres.

Por fim, na outra presentação, o MPF quer que o MPT fiscalize, acompanhe e exija o fornecimento de EPI aos profissionais de saúde atuantes nas redes pública e privada, especialmente àqueles profissionais atuantes nos hospitais públicos – Hucam, hospitais estaduais de referência e postos municipais de pronto atendimento de combate à pandemia provocada pela Covid-19 – e privados do Estado do Espírito Santo.

Este vídeo pode te interessar

As representações foram assinadas pelo procurador da República Paulo Guaresqui e enviadas aos órgãos em questão na última quinta-feira (9).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais