ASSINE

MP aumenta jornada de bancários e agências poderão abrir aos sábados

A categoria teve a jornada de trabalho estendida para oito horas diárias, apenas os caixas permanecem com carga de seis horas por dia

Publicado em 12/11/2019 às 16h47
Caixas de banco continuam com trabalhando seis horas diárias. Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil
Caixas de banco continuam com trabalhando seis horas diárias. Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os bancos poderão abrir aos sábados a partir desta terça-feira (12). Tradicionalmente as instituições bancárias funcionam apenas de segunda a sexta-feira, porém, uma Medida Provisória (MP) assinada na última segunda-feira (11) pelo governo federal prevê essa mudança no funcionamento. Com isso, os profissionais dessas unidades ficam autorizados a trabalhar um dia a mais por semana. A decisão de incluir esse dia no expediente fica a cargo de cada instituição. 

A mesma Medida Provisória (MP) 905 regulamenta o Programa Verde Amarelo, um pacote de estímulo ao primeiro emprego de jovens (18 a 29 anos) de baixa renda.

O texto do governo federal altera trechos da legislação trabalhista e, com isso, permite que os bancários trabalhem oito horas por dia, com exceção dos caixas, que continuam a trabalhar seis horas diárias. Atualmente, todos os trabalhadores cumprem seis horas diárias, totalizando 30 horas semanais.

A MP também autoriza que qualquer funcionário, incluindo os caixas, trabalhe mais de seis horas mediante um acordo por escrito com a empresa, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

Apesar das mudanças com relação a carga horária, a MP ainda manteve o direito a quinze minutos de intervalo e a definição de que a duração normal do trabalho ficará compreendida entre 7 h e 22 horas.

Este vídeo pode te interessar

Por se tratar de uma medida provisória, as regras já estão em vigor, mas ainda precisam ser aprovadas na Câmara e no Senado.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.