Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Programa Verde Amarelo

MP aumenta jornada de bancários e agências poderão abrir aos sábados

A categoria teve a jornada de trabalho estendida para oito horas diárias, apenas os caixas permanecem com carga de seis horas por dia

Publicado em 12 de Novembro de 2019 às 17:47

Redação de A Gazeta

Publicado em 

12 nov 2019 às 17:47
Caixas de banco continuam com trabalhando seis horas diárias Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil
Os bancos poderão abrir aos sábados a partir desta terça-feira (12). Tradicionalmente as instituições bancárias funcionam apenas de segunda a sexta-feira, porém, uma Medida Provisória (MP) assinada na última segunda-feira (11) pelo governo federal prevê essa mudança no funcionamento. Com isso, os profissionais dessas unidades ficam autorizados a trabalhar um dia a mais por semana. A decisão de incluir esse dia no expediente fica a cargo de cada instituição. 
A mesma Medida Provisória (MP) 905 regulamenta o Programa Verde Amarelo, um pacote de estímulo ao primeiro emprego de jovens (18 a 29 anos) de baixa renda.
MP aumenta jornada de bancários e agências poderão abrir aos sábados
O texto do governo federal altera trechos da legislação trabalhista e, com isso, permite que os bancários trabalhem oito horas por dia, com exceção dos caixas, que continuam a trabalhar seis horas diárias. Atualmente, todos os trabalhadores cumprem seis horas diárias, totalizando 30 horas semanais.
A MP também autoriza que qualquer funcionário, incluindo os caixas, trabalhe mais de seis horas mediante um acordo por escrito com a empresa, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.
Apesar das mudanças com relação a carga horária, a MP ainda manteve o direito a quinze minutos de intervalo e a definição de que a duração normal do trabalho ficará compreendida entre 7 h e 22 horas.
Por se tratar de uma medida provisória, as regras já estão em vigor, mas ainda precisam ser aprovadas na Câmara e no Senado.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Caçamba de entulho em rua causa acidentes em Mimoso do Sul
Caçamba em rua provoca dois acidentes em três dias em Mimoso do Sul
Imagem de destaque
Após obra, calçada da Ponte de Camburi está liberada para passagem de pedestres
Imagem de destaque
'Tudo piorou': iranianos temem regime fortalecido e mais vingativo após a guerra com os EUA

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados