> >
Lojas na web têm preços diferentes para cada cliente. Veja o que fazer

Lojas na web têm preços diferentes para cada cliente. Veja o que fazer

Diversos e-commerces têm como prática o "valor dinâmico" que altera o custo dos produtos de acordo com alguns fatores, entre eles o modelo do aparelho celular que a pessoa utiliza para fazer a busca

Publicado em 10 de novembro de 2019 às 07:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Compras pela internet exigem alguns cuidados para não ser enganado pelos sites. (Pixabay)

Se você é daqueles que costumam comprar pela internet, já deve ter notado que um mesmo produto pode apresentar preços diferentes a cada busca que você faz, ainda que a pesquisa seja feita sempre no mesmo site. Às vezes o preço aumenta, em outras diminui. E quando você e um amigo buscam pelo mesmo produto ao mesmo tempo e no mesmo site, mas cada um recebe um preço diferente? 

Isso acontece porque diversos estabelecimentos têm como prática o "preço dinâmico" que altera o valor dos produtos de acordo com alguns fatores, entre eles o modelo do aparelho que você utilizou para fazer a busca.  As diferenças ocorrem entre celulares e deskotps, mas podem ocorrer até entre smartphones.

"Eles querem ganhar mais. O produto tem um preço x, mas se você consulta via Iphone a loja entende que quem tem iphone tem mais dinheiro, então cobra mais caro. Uma passagem aérea, se você pesquisa várias vezes no dia, aumenta o preço para você pensar que está acabando e aí a pessoa compra achando que se deixar para depois vai pagar um valor muito mais caro", esclarece o especialista em Tecnologia, Gilberto Sudré.

Quando o assunto é passagem aérea, por exemplo, Sudré explica que os preços podem variar a depender até da cidade em que você faz a busca. "Dependendo da região ou do local que você pesquisa, os preços são diferentes. Uma passagem do Rio de Janeiro para Miami, por exemplo, se a pessoas pesquisa de Vitória, do Rio de Janeiro ou de São Paulo, os preços são diferentes", afirma.

PRÁTICA É ILEGAL

Para especialistas em defesa do consumidor, a variar o preço do produto de acordo com o local de busca é ilegal, assim como a diferenciação por aparelho. 

Aspas de citação

O Código de Defesa do Consumidor proíbe que qualquer fornecedor possa praticar um preço diferente sem justa causa. Para cobrar um preço diferente é preciso ter uma justificativa, alguma despesa a mais que ele tem com relação a isso. Não tendo, isso é ilegal. E a empresa é obrigada a justificar para o consumidor e para os órgãos competentes o motivo do por que ela pratica preços diferentes. Não vejo qualquer razão para cobrar preço diferente se o consumidor acessa por um determinado tipo de celular ou pelo computador

Igor Britto
Advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)
Aspas de citação

DICAS PARA SE DAR BEM

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    Use a aba de navegação anônima

    Fazer a sua busca pela aba de navegação anônima te ajuda a não deixar rastros no computador. Assim você pode consultar o mesmo produto, no mesmo site, sem que a loja saiba que é você que está pesquisando. Dessa forma a loja te dará o preço real do produto e não um preço maior.

  • 02

    Pesquise no computador, no Android e no Iphone

    Faça a pesquisa do mesmo produto, no mesmo site, em meios diferentes. Consulte pelo computador, em um celular com Android e em um Iphone, assim você poderá comparar os preços sem ser enganado e escolher a opção mais barata.

  • 03

    Esqueça o Wi-Fi

    Na hora de pesquisar opte pelo 3G ou 4G, se todos os meios em que você fizer a busca estiverem ligados na mesma rede sem fio, a tendencia é que pelo IP o site entenda que você está no mesmo lugar e que trata-se do mesmo usuário, logo a loja não te fornecerá o preço real do produto.

  • 04

    Não esteja logado em sua conta Google

    Para quem tem celular com Android é comum estar logado em uma conta Google. Na hora de fazer a pesquisa no computador tem que se certificar que você também não está logado na sua conta Google por lá. Estar logado no Google nos dois locais vai facilitar que o site perceba que você está buscando pelo produto mais de um vez, só que em meios diferentes, e aí tendem a aumentar o preço.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais