Publicado em 22 de outubro de 2020 às 11:47
Muito além de mudanças nos hábitos sociais e de higiene da população, a pandemia do novo coronavírus provocou, também, transformações nos hábitos de consumo. Mudou o que e como se consome, e levou o comércio a se adaptar. >
A princípio, as medidas adotadas tinham caráter provisório, para garantir a sobrevivência do negócio no pior momento da crise. Agora, por outro lado, os estabelecimentos têm investido em uma série de estratégias para alavancar as vendas e retomar o ritmo de crescimento. As medidas têm surtido efeito e causado aumento nas vendas, principalmente no cartão.>
As vendas no débito e crédito avançaram, em agosto, 18,1% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda.>
Uma das apostas são ações voltadas para datas comemorativas. E, para sair na frente, vale até importar comemorações de outros países. É o caso do Dia das Bruxas, usualmente comemorado nos Estados Unidos, em 31 de Outubro.>
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Empresários estão de olho na data e a enxergam como uma oportunidade para atrair o consumidor. Até cerveja de abóbora foi criada para o halloween brasileiro. Um dos idealizadores do produto, o empresário Léo Leal, da Convento Cervejaria, conta que a bebida, batizada de Pumpkin Ale, tem especiarias como cravo, canela e gengibre. >
Há também quem invista em comemorações próprias, como é o caso das concessionárias Prime Hyundai, que, semanalmente, oferecem programações exclusivas para os clientes. As opções vão de serviço de massagem a dia do açaí.>
A ideia é receber os consumidores que ficaram tanto tempo em casa da melhor maneira possível. Queremos agregar valor à experiência deles, afirma o diretor comercial Marcelo Sartório.>
Já Cesar Saade, proprietário da Libanesa Homem, conta que apostou em marcas capixabas para diversificar o catálogo. Ampliamos o leque de marcas e produtos oferecidos aos clientes. E, claro, aproveitamos para fortalecer os negócios locais, algo tão importante em meio à crise.>
Além disso, ele explica que intensificou o serviço de delivery, com atendimento por meio de WhatsApp, que permite maior interação com o consumidor, e tem investido em marketplaces que são plataformas de e-commerce que reúnem diversos estabelecimentos.>
O período de isolamento social também tem servido de inspiração na hora de definir os produtos que chegam às prateleiras. A empresária e diretora criativa da Sol de Verão, Ana Claudia Sampaio, conta que, para elaborar novas peças de moda praia, tem apostado, principalmente, no conforto, que passou a ser cada vez mais valorizado, até mesmo em virtude do tempo em casa.>
A busca por comodidade, aliás, tem inspirado o surgimento de novos negócios, como a Borracharia do Leandro, recém-inaugurada no Shopping Vila Velha.>
Nosso cliente pode aproveitar para resolver outras demandas enquanto deixa o carro para o serviço de borracharia, explica o empresário José Leandro de Freitas Filho, que destaca ainda que o espaço foi criado de forma a mudar a ideia que se tem de borracharia. Por lá, nada de graxa e pneus velhos espalhados.>
Iniciativas como essas já têm contribuído para que o comércio do Espírito Santo retome as vendas após momentos de dificuldade. Após registrar alta de 2,7% em julho, na comparação com o mesmo mês de 2019, o setor varejista capixaba registrou um aumento de 6,5% no faturamento ante aos rendimentos de agosto do ano passado, segundo Boletim da Receita Estadual.>
Vendas de hortifrutigranjeiros, açougues e peixarias, produtos alimentícios, supermercados, produtos farmacêuticos, gás liquefeito e materiais de construção estão entre os responsáveis pelo desempenho positivo.>
No terceiro trimestre, a empresa de maquininhas de cartão Getnet, ligada ao Santander, por exemplo, registrou um crescimento de 41,9% nas vendas, em comparação ao mesmo período de 2019. Comparada ao trimestre anterior, a alta foi de 7%. >
Também houve aumento no volume de compras feitos com cartões Banestes (Banescard e cartões Banestes Visa Classic, Gold e Platinum). Entre o segundo e terceiro trimestre de 2020, o crescimento foi de 16,4%. Comparado ao números de julho a setembro de 2019, o aumento registrado no terceiro trimestre deste ano foi de 12,5%.>
O empresário e diretor das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Cariacica e Serra, José Antônio Pupim, considera que houve uma melhora perceptível no comércio com o passar dos meses. >
O setor está se recuperando, e essas ações que vêm sendo adotadas pelas lojas e pelos centros comerciais certamente ajudam. Temos shoppings até com feira orgânica, por exemplo. A pessoa vai comprar alimento e aproveita para comprar mais alguma coisa porque já está por ali. Isso tudo ajuda nas vendas.>
Pupim, que é proprietário da Mariah Cosméticos, explica que também implementou mudanças em suas lojas. Uma delas foi a adoção do serviço de delivery, que começou no auge da pandemia, e agora é um serviço fixo. "É algo que os clientes têm buscado mesmo agora. Hoje, o trabalho é até mais intenso com essa mudança.">
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