> >
INSS prorroga pagamentos de antecipação de auxílio-doença e BPC

INSS prorroga pagamentos de antecipação de auxílio-doença e BPC

Em portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17), órgão autorizou antecipação dos pagamentos até dezembro

Publicado em 17 de setembro de 2020 às 09:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Retorno do atendimento ao público no INSS.
Adaptação para atendimento de perícia médica. . (Vitor Jubini)

Por meio de Portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (17), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autorizou a realização de pedidos de antecipações do auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC) até 31 de outubro, e determinou que os pagamentos sejam realizados até o dia 31 de dezembro

A fim de evitar a aglomeração para atendimento presencial nas agências, durante a pandemia do novo coronavírus, a Lei nº 13.982, que trata da antecipação, estabelecia o prazo de três meses, a partir de abril, para o pagamento de R$ 600 para beneficiários do BPC e de um salário-mínimo (R$ 1.045) por mês para o auxílio-doença, sem necessidade de perícia médica. Com o novo decreto, o prazo vai até o final do ano.

Para solicitar o benefício, o segurado deve anexar atestado médico junto ao requerimento, mediante declaração de responsabilidade pelo documento apresentado, por meio do site ou aplicativo Meu INSS, que tem versão para Android e para iOS.

O atestado médico deverá ser legível e sem rasuras e deverá conter as seguintes informações: assinatura e carimbo do médico, com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM); informações sobre a doença ou a respectiva numeração da Classificação Internacional de Doenças (CID); e prazo estimado do repouso necessário.

A prorrogação ocorre em meio a um embate sobre a retomada das perícias médicas. Representantes da Perícia Médica Federal alegam que as agências não cumprem os requisitos de segurança para realização das consultas no momento. O INSS discorda.

Desde o início da semana, o órgão vêm implementando adequações nas agências, e novas vistorias estão sendo realizadas. A previsão, segundo publicação no site do INSS, é de que sejam concluídas nesta quinta-feira (17). Constatado o cumprimento dos requisitos, como fornecimento de EPI (equipamento de proteção individual), entre outros, os atendimentos serão retomados.

Este vídeo pode te interessar

No país, mais de 750 mil pessoas aguardam atendimento de perícia, segundo o INSS.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais