> >
Incentivos fiscais para empresas do ES são prorrogados até 2032

Incentivos fiscais para empresas do ES são prorrogados até 2032

Medida beneficia sobretudo o comércio atacadista, que perderia os benefícios existentes no final de 2022 pela legislação anterior

Publicado em 10 de agosto de 2022 às 17:06

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
O Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), único terminal de contêineres do Estado, é administrado pela empresa Log-in Logística.  Por lá passam eletrodomésticos, insumos para a indústria de mineração e siderúrgica, e outros.
Movimentação de contêineres em terminal portuário no ES. (Carlos Alberto Silva)

O governo do Estado prorrogou até 2032 os incentivos fiscais existentes no Espírito Santo. A medida beneficia vários setores da economia capixaba, sobretudo o comércio atacadista, que perderia os benefícios fiscais em 2022.

A prorrogação foi possível graças a uma alteração na legislação federal que permitiu que os Estados e o Distrito Federal estendessem as medidas até o fim de 2032. Depois, um convênio autorizado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) também autorizou a prorrogação dos benefícios.

Além do setor atacadista, a medida também vai beneficiar indústrias do Espírito Santo, concessionárias e distribuidoras de veículos, entre outros.

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) explicou que, com o aumento do prazo para os incentivos fiscais, seguem em vigor as medidas vigentes, como:

  • Crédito presumido de 5% nas operações interestaduais com couro, vedada a utilização de quaisquer outros créditos; 
  • Redução na base de cálculo em 100% nas saídas de veículos usados; 
  • Redução na base de cálculo, proporcionando uma carga tributária efetiva de 7% nas operações internas promovidas por estabelecimento comercial distribuidor atacadista do Espírito Santo.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais