> >
Esquema no ES criava idosos fictícios para sacar benefício do INSS

Esquema no ES criava idosos fictícios para sacar benefício do INSS

Esquema montado desvia recursos do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) para pessoas que não têm direito ao recurso

Publicado em 25 de fevereiro de 2021 às 15:31- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Sede da Polícia Federal em Vila Velha
Polícia Federal desarticula esquema ilegal de recebimento de benefícios do INSS. (Carlos Alberto Silva)

Polícia Federal deflagrou  em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, nesta quinta-feira (25), a Operação Hydra, que tem por objetivo desarticular um esquema montado para obtenção fraudulenta do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. O recurso tem a finalidade de ser o sustento de idosos com mais de 65 anos (LOAS) pobres e sem renda. A ação contou com a participação de 23 policiais federais.

Os envolvidos no esquema criminoso produziam documentos de pessoas com mais de 65 anos, para que idosos envolvidos na fraude, e se passando por esses personagens fictícios, comparecessem ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e requeressem os benefícios assistenciais.

A investigação da Polícia Federal teve início em setembro de 2019 e revelou que a fraude vem ocorrendo, ao menos, desde 2013, o que pode ter gerado um prejuízo aos cofres públicos de mais de R$ 1 milhão.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Montanha e Mucurici, no Norte do Espírito Santo, e Nanuque, em Minas Gerais. 

Segundo a Polícia Federal, o nome da operação se refere à Hydra de Lerna, monstro da mitologia grega que possuía várias cabeças, assim, como faziam os investigados, criando vários falsos idosos.

CRIMES INVESTIGADOS

Os envolvidos são investigados pelas práticas de crimes de estelionato majorado (art. 171, § 3º, do Código Penal) e lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei nº 9.613/1998), cujas penas totais ultrapassam os 15 anos de reclusão.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais