> >
ES quer manter equilíbrio fiscal para atrair investimentos

ES quer manter equilíbrio fiscal para atrair investimentos

Governador Renato Casagrande defende que gastos públicos devem ser muito mais organizados neste período de pandemia e que sejam feitas  parcerias com setor privado para a retomada de investimentos

Publicado em 21 de maio de 2020 às 20:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Renato Casagrande participa de reunião sobre o socorro aos Estados com o presidente Jair Bolsonaro, outros governadores e os presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre
Renato Casagrande participou de reunião sobre o socorro aos Estados com o presidente Jair Bolsonaro, outros governadores. (Helio Filho/Secom-ES)

O  governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), disse que o Estado terá de manter a qualidade nos gastos públicos –medida necessária para a organização das contas e o equilíbrio fiscal – e defendeu ainda parcerias com o setor privado para a retomada de investimentos, buscando uma recuperação econômica após a pandemia do novo coronavírus

A fala de Casagrande foi em entrevista à GloboNews, nesta quinta-feira (21), logo após ele ter participado de uma videoconferência com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), e dos demais governadores brasileiros. O objetivo da reunião foi discutir o projeto de socorro federal aos Estados e municípios e o veto ao reajuste de servidores públicos até 2021. 

Questionado sobre o aumento de gastos nesse período de pandemia do novo coronavírus, o governador capixaba disse que as medidas econômicas devem passar a ser mais profundas nos próximos meses.

“O gasto público não pode ser feito de forma desordenada, desorganizada. As medidas serão muito mais profundas e o déficit vai se acumular muito. E quem pode fazer déficit é o governo central. Eu não posso. Eu não posso lançar títulos, emitir papel moeda, eu tenho que me comprometer com aquilo que eu tenho. Por isso, a ajuda federal é fundamental”, avaliou Casagrande.

Por conta desse déficit maior, afirmou, é que a qualidade dos gastos deve ser aumentada. “Nós temos que ter qualidade nos gastos para retomar os investimentos. Uma maior parceria com o setor privado para os investimentos em infraestrutura é fundamental”, destacou.

“Mas podemos aproveitar esse momento para reduzir a burocracia da administração pública, para ampliar e aplicar tecnologia na veia da administração pública e preparar essas parcerias com o setor privado”, acrescentou Casagrande sobre o período de convivência com a pandemia.

Este vídeo pode te interessar

Durante a reunião com os demais governadores e o presidente, Renato Casagrande citou uma perda de 25% a 35% da arrecadação somente no mês de maio. “Aqui no Espírito Santo eu vou ter R$ 3,4 bilhões de redução de receita. Por isso, estou conversando com os Poderes, estou tratando com eles a redução dos duodécimos, porque é necessário todos contribuírem e tenho conseguido essa sensibilização”, concluiu o governador.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais