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Publicado em 11 de outubro de 2024 às 20:08
O governo do Espírito Santo sancionou, em julho, uma lei com metas de ampliação de assentos e viagens para companhias aéreas terem o benefício da redução no pagamento de impostos visando à ampliação da oferta de voos no Estado. Três meses depois, ainda sem adesão das empresas de aviação às novas regras, o Executivo estadual enviou à Assembleia Legislativa nova proposta com alterações no texto aprovado. O objetivo é deixar as medidas mais atrativas para as aéreas. A previsão é que o projeto já seja pautado em regime de urgência na segunda-feira (14) na Casa de Leis.>
Pelo projeto em vigor, para as companhias pagarem uma alíquota menor de ICMS sobre operações do combustível de aviação, será levado em consideração o crescimento da oferta do número de assentos nos voos e o acréscimo de viagens aéreas regulares com origem no Espírito Santo. A depender do nível de alcance das metas estabelecidas, poderão ser aplicadas a essas operações as alíquotas efetivas de 12%, 9% ou 7% – o tributo atual é de 17%. >
Agora, o novo texto inclui outra medida que poderá ser adotada para as empresas terem direito à alíquota menor do ICMS, que é a criação e manutenção de voo regular com origem em aeroporto no interior do Estado, como o de Linhares, o que funciona como redutor de meta de variação de assentos a ser atingida.
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Agora a referência para a ampliação de assentos fica estabilizada nos números de maio de 2024 até o final de 2026. Para os exercícios seguintes, a base de referência será o ano de 2026. Caso o texto seja aprovado, a alteração de referência ocorrerá a cada dois anos e não mais a cada ano, como diz o texto já sancionado.
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"A medida visa ajustar as alterações recentes do art. 25-B da Lei nº 10.568, de 2016, dadas pela Lei nº 12.186, de 12 de julho de 2024, de modo a fomentar o ambiente de negócios e a competitividade das operações de aviação comercial praticadas no Estado, mediante a melhoria dos critérios para pactuação e mensuração das metas de variação de assentos a serem atingidas pelas empresas aéreas como contrapartida para fruição do benefício de redução da carga tributária do querosene de aviação", diz o governador Renato Casagrande (PSB) no texto enviado à Assembleia Legislativa. >
Com o anúncio da Azul de suspensão das operações no Aeroporto de Linhares a partir do dia 9 de novembro, o governo também já trabalha com a inclusão de uma emenda que garanta atrativos para a manutenção das operações da empresa. >
"Essa emenda está sendo discutida para achar o formato que seja mais atrativo do que o que já está na nova proposta", disse o deputado estadual Lucas Scaramussa, prefeito eleito de Linhares, que se diz esperançoso de que esse ajuste possa gerar estímulo até para a criação de nova rota na cidade. Hoje a rota regional é a Linhares – Belo Horizonte (MG).>
Sobre a decisão da Azul de encerrar as atividades, o governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedes), informou que já está em contato com a companhia aérea. >
O objetivo é entender as necessidades da companhia. O governo diz reafirmar o compromisso com a manutenção e ampliação do ambiente de negócios no Estado e afirma ter instrumentos de fomento e apoio às empresas que operam voos comerciais de passageiros e de cargas, de acordo com a legislação vigente.>
Aumento de assentos>
Acréscimo de voo>
Quando houver acréscimo de voo de passageiros, o percentual de variação de assentos para obter o desconto no imposto do combustível será reduzido em 50% nas seguintes condições:>
Já o percentual de variação de assentos para obter o desconto no imposto do combustível será reduzido em 20% nas seguintes condições:>
Visando ao crescimento da movimentação aérea no Espírito Santo, seja com aumento de assentos ou novas rotas, o Aeroporto de Vitória também está ofertando incentivos para a redução de custos das companhias aéreas, com validade até 2026. >
Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, que administra o Aeroporto de Vitória, disse que um projeto oferta R$ 3 milhões em incentivos retornando para as companhias aéreas por ano, valor que contribui para a redução dos custos das taxas pagas pelas empresas para operar no aeroporto. >
Segundo ele, incentivos como esse, que reduzem custos, podem fazer com que as companhias escolham Vitória ao avaliar movimentação de rotas semelhantes. >
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