> >
ES 500 anos: microrregiões apresentam planos de crescimento para o Estado

ES 500 anos: microrregiões apresentam planos de crescimento para o Estado

Encontros promovidos pelo governo do Estado e pela ONG ES em Ação discutem com a sociedade formas de manter o Espírito Santo competitivo a longo prazo

Publicado em 3 de abril de 2024 às 14:32

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Microrregião Rio Doce recebeu oficina de trabalho do Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos
Microrregião Rio Doce recebeu oficina de trabalho do Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos. (Divulgação/ES em Ação)

Iniciativas para atração de novas empresas, gestão hídrica e mais investimentos em infraestrutura estão entre as demandas dos municípios capixabas para continuar se desenvolvendo. Os pontos foram levantados por gestores e entidades representativas de diferentes setores nos encontros promovidos pelo governo do Estado e pela ONG Espírito Santo em Ação para a elaboração do plano de desenvolvimento de longo prazo ES 500 Anos.

Já foram realizadas oficinas nas microrregiões Central Sul, em Cachoeiro de Itapemirim; Caparaó, em Alegre; Noroeste, em São Mateus; Rio Doce, em Aracruz; e novamente Noroeste, em Nova Venécia. Na quinta-feira (4), quem receberá o encontro será a microrregião Centro-Oeste, em Colatina.

O diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina, destaca que nos encontros são debatidas as potencialidades, assim como os objetivos e desafios de cada microrregião do Estado.

“Os encontros têm o objetivo de colher os insumos e validar as teses sobre algumas verticais em cada região, dando a oportunidade de participação de um número maior de pessoas e entidades, para construir um plano de trabalho de que todas as reuniões se sintam parte”, aponta Nailson.

A expectativa é que, com isso, o Estado se torne mais competitivo, com melhorias no ambiente de negócios e aumento da qualidade de vida.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, declarou que o saldo tem sido positivo, uma vez que os encontros tornam possível ter uma visão mais completa das particularidades de cada demanda.

“Na Região Central-Sul, a discussão de desenvolvimento econômico e até desenvolvimento ambiental se centrou muito na necessidade de um esforço de equilibrar a atração de investimentos e novas empresas, em comparação com a região Norte-Noroeste, em razão dos benefícios que existem para os municípios que compõem a região da Sudene. No Caparaó, é uma discussão muito voltada para a questão ambiental e desenvolvimento do turismo”, exemplifica.

Na microrregião Nordeste, estratégias de gestão hídrica, bem como infraestrutura, mobilidade e acesso à saúde estiveram em pauta.

“Com relação a políticas públicas, como saúde, educação e segurança pública, as discussões são aquelas dentro do que já está contratado e do que faz parte de planos de desenvolvimento estratégico do Estado. Falamos um pouco do que o Estado vem fazendo, mas sempre olhando para onde a gente quer chegar até 2035, quando o Espírito Santo completa 500 anos de colonização. Não a gente enquanto governo, porque várias gestões vão passar por aqui até lá, mas o Estado como um todo, a sociedade”, destaca Duboc.

Próximas reuniões

Abaixo, o calendário com as oficinas que ainda acontecerão. As reuniões começam sempre a partir das 13h30.

  • Região Centro-Oeste 
  • Data: 4 de abril 
  • Município: Colatina 
  • Local: Auditório Senai Colatina - Centro de Educação Profissional Albano Franco (Rodovia do Café, Morada do Sol, Colatina)

  • Região Sudoeste Serrana 
  • Data: 10 de abril 
  • Município: Venda Nova do Imigrante 
  • Local: Auditório do Senac Venda Nova (Avenida Domingos Perim, 988, Venda Nova do Imigrante)

  • Região Central Serrana 
  • Data: 11 de abril
  • Município: Santa Teresa 
  • Local: Auditório do Senac Santa Teresa. Rua Bernardino Monteiro, 682 - Dois Pinheiros Santa Teresa/ES 

  • Região Litoral Sul 
  • Data: 17 de abril 
  • Município: Anchieta 
  • Local: a definir 

  • Região Metropolitana
  • Data: 18 de abril 
  • Município: Vila Velha 
  • Local: a definir

Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos

Anunciado em dezembro, o Plano de Desenvolvimento ES 500 Anos será construído com participação dos governos estadual e municipais, dos demais Poderes Públicos, federações, setor produtivo, academia, terceiro setor, sociedade civil organizada e demais organizações representativas, em oficinas regionais e seminários temáticos e com atenção às particularidades de cada uma das dez microrregiões capixabas.

O documento também vai agregar diagnósticos produzidos por diferentes instituições e pelo poder público, além de revisitar metas e indicadores estabelecidos pelo plano de desenvolvimento de longo prazo atualmente existente, o ES 2030. Para isso, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realizou uma análise situacional do ES 2030. O estudo apontou o cenário encontrado na ocasião de elaboração do plano, os fatores limitadores ou impulsionadores, além dos avanços, desafios superados e novos desafios mapeados.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais