Repórter / labrantes@redegazeta.com.br
Publicado em 9 de maio de 2025 às 19:49
O Conselho do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), da Casa Civil do governo federal, publicou uma resolução que recomenda a inclusão da estrada de ferro EF-118, ligando o Espírito Santo ao Rio de Janeiro, no Programa Nacional de Desestatização (PND).
A recomendação para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinada pelo ministro Rui Costa, presidente do conselho, foi publica na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (9), foi uma decisão tomada em reunião realizada no dia 25 de março.
Prevista para ter o leilão realizado ainda em 2025, a EF-118 deve ter construção iniciada em 2026, segundo informações do Ministério dos Transportes.
O projeto é esperado para interligar os portos do Espírito Santo e Rio de Janeiro à malha ferroviária do Brasil e foi apresentado com algumas novidades, como o aporte de R$ 3,28 bilhões pelo governo federal para a construção da ferrovia.
O objetivo é viabilizar o empreendimento e atrair investimentos privados. O aporte de recursos visa aumentar a taxa interna de retorno do projeto. A concessão será de 50 anos.
O traçado da EF-118 está dividido em três segmentos principais:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta