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Empresas do ES põem 'capixabas no centro de tudo' ao planejar investimentos

Empresas do ES põem 'capixabas no centro de tudo' ao planejar investimentos

Na premiação da 33ª edição do Recall de Marcas A Gazeta, empresariado apontou as principais ações para crescimento da economia capixaba em vários setores

João Barbosa

Repórter / [email protected]

Publicado em 6 de junho de 2025 às 09:27

 - Atualizado há 10 dias

Inovação contínua e foco no cliente são as palavras de ordem para as empresas capixabas que projetam investimentos e novidades para o segundo semestre de 2025 e os próximos anos. Na 33ª edição do Recall de Marcas A Gazeta, em evento realizado na noite de quinta-feira (5), companhias empresariais de 81 segmentos apresentaram as principais percepções do mercado e as projeções de crescimento e consequente fortalecimento da economia do Espírito Santo.

Para os empresários, nas ações que combinam tradição e inovação, o consumidor do Estado deve estar no foco de todas, como aponta Letícia Dalvi, gerente de marketing do Shopping Vitória.

Em fase de expansão a partir da abertura de uma nova ala com 14 lojas, o mall — assim como as demais empresas reconhecidas no Recall — “tem pensado em um universo voltado para aquilo que o capixaba precisa”, como diz Letícia.

“O shopping, por exemplo, é um equipamento que recebe um milhão de pessoas todos os meses. Então, as experiências, os eventos, as campanhas e demais ações são trabalhadas para que o capixaba esteja no centro de tudo”, defende.

Letícia Salvi, do Shopping Vitória, no Recall de Marcas 2025
Letícia Dalvi cita que o Shopping Vitória recebe um milhão de pessoas por mês Crédito: Carlos Alberto Silva

Ainda no âmbito de experiências, com produtos voltados para pequenas e grandes necessidades dos clientes, o MiniPreço, do segmento homecenter, tem atuado para entender o que cada capixaba precisa dentro de suas casas ou empresas.

“Temos 25 anos de existência e a missão de estar presente ao lado de todos os momentos do nosso público. [Para inovação], temos focado em experiências que atendam às necessidades de quem nos procura, para mostrar que o cliente é o centro de tudo”, diz Maicon Martins, coordenador de marketing da empresa.

Maicon Martins, do MiniPreço, no Recall de Marcas 2025
Maicon Martins diz que o MiniPreço tem atuado para entender o que cada capixaba precisa dentro de suas casas ou empresas Crédito: Carlos Alberto Silva

Inovações em áreas vitais

Se nos segmentos que promovem compras os capixabas vão passar a contar com novas experiências e lojas, nas áreas de saúde e educação, por exemplo, não vai ser diferente. Empresas projetam novas tecnologias em sala de aula e também apostam em ferramentas para maior cuidado com a população.

Para a gestão da Faculdade Mutivix, que tem frentes de ensino superior com aulas presenciais em polos no Espírito Santo e oferta de aulas a distância para todo o país, são as ações no Estado que fomentam o crescimento da empresa, muito disso graças ao interesse dos capixabas em buscar maior capacitação para o mercado de trabalho.

Giulianno Bresciani da Multivix no Recall de Marcas 2025
Giulianno Bresciani afirma que as ações no Estado fomentam o crescimento da Multivix Crédito: Carlos Alberto Silva

“Nós somos uma instituição capixaba que está conquistando o Brasil. Nosso trabalho é para levar educação de forma acessível para que os alunos sejam profissionais de qualidade em um ciclo virtuoso de desenvolvimento”, pondera Giulianno Bresciani, diretor de marketing da instituição de ensino.

Com trabalho voltado para o ensino médio e também para o ensino superior, o Serviço Social da Indústria (Sesi) quer ampliar as ações de educação contando com a inteligência artificial (IA) para reinventar o que é aplicado nas salas de aula.

“Quando falamos de educação, estamos falando de transformação de vida. É fato que o Espírito Santo tem resultados expressivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, mas ainda temos desafios que podem ser contornados com um trabalho de equidade e ampliação da educação para todos”, diz Tatiane Franco, gerente executiva de educação do Sesi.

Tatiane Franco, do Sesi, no Recall de Marcas 2025
Tatiane Franco diz que o Sesi quer ampliar as ações de educação com a inteligência artificial (IA) Crédito: Carlos Alberto Silva

Para Tatiane, o dever de casa das instituições de ensino está em mostrar a importância da educação aos alunos, construindo uma base de valores com formação técnica e comportamental, usando como exemplo resultados já alcançados por outros alunos capixabas.

“[Para auxílio nisso], estamos trazendo a inteligência artificial para dentro da sala de aula para facilitar a vida do professor e melhorar a experiência dos alunos. Na robótica, por exemplo, a gente tem se tornado referência mundial. Nossa educação mostra para o Brasil que o Espírito Santo está em outro patamar”, completa Tatiane.

Outros empresários também celebraram o reconhecimento dos capixabas no 33º Recall de Marcas. Para alguns, como os gestores da Farinha de Trigo Regina, da Águia Branca e do Meridional, a relevância está atrelada à capacidade de reconhecer as demandas do mercado e as tendências de consumo dos capixabas.

“Nós estamos no dia a dia dos nossos consumidores e isso demonstra a confiança que todos têm na nossa marca. Sempre digo que temos que alinhar a tradição com a inovação, lançando novos produtos e atentos àquilo que os consumidores pedem da gente”, diz Eduarda Buaiz, vice-presidente da Farinha de Trigo Regina.

Eduarda Buaiz, do Grupo Buaiz, no Recall de Marcas 2025
Eduarda Buaiz diz que a Farinha de Trigo Regina projeta lançamento de novos produtos Crédito: Carlos Alberto Silva

Há dois anos, o grupo anunciou a aquisição de um terreno em Vila Velha com foco na construção de galpões e silos para armazenagem do trigo, em uma área de 35 mil metros quadrados. O investimento, segundo Eduarda, faz parte de uma das estratégias para o avanço da empresa frente ao mercado capixaba. A marca ainda projeta o lançamento de novos produtos no segundo semestre deste ano.

Já no ramo de transportes, Thiago Chieppe Juffo, diretor de negócios da Águia Branca, relaciona o reconhecimento dos capixabas à consistência das operações rodoviárias e de locação de veículos e ao investimento contínuo na expansão de serviços.

“Temos frentes de investimento voltadas principalmente para a segurança dos nossos clientes. Mas, além disso, pensamos também no conforto e na experiência de compra de quem nos procura. O que sempre está no horizonte é continuar investindo nisso, seja na renovação de frota, em tecnologia para segurança ou no relacionamento com esses clientes”, comenta Thiago.

Thiago Chieppe Juffo, da Águia Branca, no Recall de Marcas 2025
Thiago Chieppe Juffo anuncia que a Águia Branca vai expandir o atendimento para novas localidades dentro e fora do Estado Crédito: Carlos Alberto Silva

Além disso, segundo o gestor, no âmbito de viagens rodoviárias, a empresa está em fase de implementação da expansão dos atendimentos para novas localidades dentro do Estado e em municípios do Rio de Janeiro e de São Paulo, por exemplo.

Gustavo Peixoto, do Hospital Meridional, no Recall de Marcas 2025
Gustavo Peixoto diz que o Hospital Meridional investe em tecnologia em busca de soluções para os pacientes Crédito: Carlos Alberto Silva

Por sua vez, no segmento de hospitais privados, o Meridional tem utilizado investimentos em tecnologia e especialização como base para suas principais estratégias de mercado.

“Somos pioneiros em várias áreas da medicina, como transplante de fígado, neurologia, cirurgia robótica e em muitas outras. Temos que buscar inovação para fazer mais com os recursos atualmente disponíveis, sempre buscando soluções que tragam novidades e satisfação aos capixabas”, pontua Gustavo Peixoto, diretor-geral do Grupo Meridional.

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