> >
Comércio e serviços puxam alta e ES cria 6,9 mil vagas de emprego em setembro

Comércio e serviços puxam alta e ES cria 6,9 mil vagas de emprego em setembro

Áreas foram fortemente impactadas pelas medidas restritivas durante a pandemia, mas dados de abertura de postos de trabalho apontam para recuperação

Publicado em 29 de outubro de 2020 às 16:59

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Comércio na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande
Comércio movimentado na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande. (Fernando Madeira)

Pelo terceiro mês consecutivo, depois do auge da crise do novo coronavírus, o Espírito Santo registrou saldo positivo na balança do emprego. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (29), em setembro foram criadas 6,9 mil vagas formais no Estado. O Caged contabiliza apenas trabalhadores com carteira assinada.

O levantamento mostra que, dessa vez, o crescimento foi impulsionado pelos setores do comércio e serviços. Essas áreas foram fortemente impactadas pelas medidas restritivas durante a pandemia, mas vêm se recuperando.

Juntas, elas foram responsáveis pela criação de quase 4 mil vagas de emprego com carteira assinada em setembro no Estado, com ambas registrando saldo positivo de 1,9 mil cada. Esse número representa a diferença entre a quantidade de contratações e demissões no período.

Para comparação, em abril, mês com pior saldo de emprego no país, o comércio do Espírito Santo chegou a fechar mais de 5 mil postos de trabalho com carteira assinada.

A indústria, que havia se destacado em agosto com a criação de quase 3 mil novas vagas, continuou com saldo positivo em setembro graças à indústria da transformação.  Sozinha, ela abriu 1,6 mil vagas a mais do que fechou. Ao todo, o setor industrial criou 1,7 mil postos de trabalho em setembro. 

Devido ao grande número de demissões entre março e junho deste ano, o Estado ainda amarga saldo negativo de 11 mil vagas no acumulado de 2020.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais