> >
Vitória adota mudança na plataforma de agendamento de vacinas

Vitória adota mudança na plataforma de agendamento de vacinas

Com  a ferramenta do captcha manual, o cidadão deve demorar mais tempo para fazer a marcação, mas prefeitura espera mais equidade na disputa por vagas

Publicado em 12 de agosto de 2021 às 20:57

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vitória adota captcha manual para impedir ação de robôs em agendamento
Vitória adota captcha manual para impedir ação de robôs em agendamento. (Reprodução Prefeitura de Vitória)

O agendamento de vacinas contra a Covid-19 no Espírito Santo ainda é uma disputa sete meses depois do início da campanha de imunização. São muitos os relatos de lentidão nas plataformas e até quedas nos sites. Há ainda registros de vagas preenchidas em poucos minutos. A Prefeitura de Vitória decidiu adotar um captcha manual para evitar que a "corrida pela vacina" seja injusta. A ferramenta funciona como uma barreira adicional que pode dificultar o acesso de robôs programados. Segundo a administração municipal, a ideia é garantir equidade no acesso aos imunizantes.

O captcha manual foi adicionado ao agendamento on-line de todas as vacinas, mesmo aquelas que não sejam para combate ao novo coronavírus.

De acordo com o subsecretário de Tecnologia da Informação da PMV, Olavo Venturim, o acesso acima do normal motivou a adoção da barreira. Segundo ele, 45 mil pessoas chegam a abrir o agendamento ao mesmo tempo.

"Fazemos isso pra garantir equidade. Quem estiver usando robô não vai garantir vacina na frente dos demais. Vejo como uma forma de garantir que todos tenham a mesma condição", afirma.

Vitória adota mudança na plataforma de agendamento de vacinas

O subsecretário ressalta que a Prefeitura de Vitória não consegue comprovar a existência de robôs no sistema digital, mas ele reconhece que o uso do facilitador é comum em vários segmentos.

"A avaliação é que, como a questão da vacina virou necessária pra todo mundo, com mutirão e várias pessoas tentando, notamos que essa possibilidade [existência de bots] é real", observa.

O QUE MUDA PARA O CIDADÃO?

Até agora, apenas o captcha foi adicionado ao sistema. Olavo Venturim não descarta novas implementações, mas julga que o captcha seja suficiente para garantir equidade no acesso.

Ao entrar no site da PMV, o cidadão deve acessar normalmente. A única mudança acontece na parte final da marcação de vacina. Após escolher o serviço desejado e o local para a imunização, por exemplo, o usuário deve adicionar os dados, como documento e telefone.

Vitória adota captcha manual para impedir ação de robôs em agendamento
Uma das etapas para marcar a vacinação é a inserção de dados pessoais. (Reprodução Prefeitura de Vitória)

Após preencher os campos, é necessário dizer quais números ou letras aparecem no captcha. A ferramenta sempre estará em cor diferente, chamando atenção do usuário. Só após decifrar o código, o cidadão vai conseguir realizar o agendamento.

O subsecretário reconhece que a medida pode prolongar o tempo necessário para a marcação, mas ele acredita que vai evitar que robôs saiam na frente na disputa por vagas de imunização.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais