> >
Navio isolado por Covid-19 desde o fim de julho já pode deixar o ES

Navio isolado por Covid-19 desde o fim de julho já pode deixar o ES

Dois dos tripulantes que testaram positivo continuam internados, mas os demais testaram negativo para doença; embarcação sairá de Vitória nesta quinta-feira (12)

Publicado em 12 de agosto de 2021 às 16:34- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Navio Robert Maersk
O navio de bandeira dinamarquesa Robert Maersk foi isolado depois que 11 tripulantes testaram positivo para Covid-19. (Carlos Alberto Silva)
Errata Atualização
12 de agosto de 2021 às 17:25

Após a publicação da matéria, o navio Robert Maersk desatracou do Porto de Vitória no final da tarde e começou a navegação.

Depois de duas semanas isolado devido a casos da Covid-19, o navio Robert Maersk recebeu autorização para deixar o Porto de Vitória e seguiu viagem nesta quinta-feira (12). A liberação ocorreu após todos os tripulantes que estão na embarcação dinamarquesa testarem negativo para a doença.

Navio que ficou em quarentena deixa o Porto de Vitória mas dois tripulantes permanecem internados

Segundo informações passadas pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), o navio sairia às 16h51. "Os testes foram realizados na última terça-feira (10), e a autorização às atividades operacionais foi dada nesta quinta-feira (12) pela vigilância sanitária e referendada pela Capitania dos Portos", esclareceu.

11 tripulantes
do navio testaram positivo para a Covid-19, no dia 28 de julho

Nas primeiras testagens feitas nesta semana, um resultado foi inconclusivo e outro ainda apontava a contaminação pelo novo coronavírus, que poderia ser um resquício do quadro infeccioso. Em novos testes realizados nessa quarta-feira (11), último dia da quarentena, os tripulantes testaram negativo.

Vale lembrar que, de todos os ocupantes que tiveram a Covid-19, dois precisaram ser hospitalizados ainda no final de julho, pouco após chegarem ao Espírito Santo. Ambos continuam internados, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O estado de saúde deles não foi divulgado.

SURTO DE COVID-19 EM NAVIO: RELEMBRE O CASO

O navio Robert Maersk atracou no Cais de Paul, em Vila Velha, em 26 de julho. A embarcação havia saído do Porto de Santos, no Estado de São Paulo, com mais de 20 mil toneladas de óleo diesel. Apesar da bandeira estrangeira, ela é fretada por uma empresa brasileira para fazer o transporte.

Navio dinamarquês Robert Maersk precisou ficar em quarentena no Espírito Santo, após casos de Covid-19 entre os tripulantes(Fernando Madeira)

Quando o navio chegou ao Espírito Santo, os dois tripulantes que atualmente estão internados passaram mal, com sintomas da Covid-19. Consequentemente, todos os 22 membros da tripulação foram testados, dos quais 11 testaram positivo para a doença. O navio, então, ficou isolado, em quarentena.

Apesar do surto, a embarcação pôde descarregar o combustível, já que todo o procedimento é feito de forma mecanizada, sem contato entre pessoas. Após o serviço e a pedido da Codesa, o navio dinamarquês foi deslocado para o cais comercial de Vitória, onde permaneceu até esta quinta-feira (12).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais