> >
Vídeo: homem se passa por deficiente para pedir dinheiro em Jardim da Penha

Vídeo: homem se passa por deficiente para pedir dinheiro em Jardim da Penha

Caso foi registrado em Jardim da Penha, Vitória. Pensando que não estava sendo observado, o homem, que parecia estar impossibilitado de andar, se levantou e seguiu caminhando normalmente para o ponto de ônibus

Publicado em 30 de abril de 2020 às 10:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Homem simula deficiência física em Jardim da Penha
Homem simula deficiência física em Jardim da Penha. (Internauta)

Um vídeo compartilhado nesta semana nas redes sociais tem chamado a atenção dos internautas. As imagens mostram um homem, aparentando ser deficiente físico e estar impossibilitado de andar, pedindo dinheiro em um semáforo de Jardim da Penha, em Vitória. Porém, a sequência das imagens mostra quando o rapaz se levanta e segue caminhando normalmente até um ponto de ônibus.

As imagens foram registradas no cruzamento da Avenida Dante Michelini com a Rua Aristóbulo Barbosa Leão, nas proximidades do Banco Itaú, por uma pessoa que observava a ação. O vídeo gerou comentários nas redes sociais. Mas afinal, é crime se passar por deficiente físico para pedir dinheiro? Segundo o advogado Rafael Lima, para responder essa questão com precisão são necessárias outras informações que não estão no vídeo.

“Por exemplo, é preciso saber o que motivou as pessoas a efetuarem a doação. Foi a condição de deficiente ou foi o fato de ser um pedinte? Se o motivo da doação foi a deficiência, em tese, poderia ser considerado um crime de estelionato. Se não, não haveria crime diante dessa situação”, explica o advogado.

“Além disso, é preciso analisar se o sujeito estava, de fato, em situação de vulnerabilidade. Se sua situação seria capaz de inexigir uma conduta adversa naquele momento”, acrescenta Lima.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais