> >
Um em cada três motociclistas pilota sem habilitação no ES, diz PM

Um em cada três motociclistas pilota sem habilitação no ES, diz PM

Um jovem de 21 anos, que não tinha habilitação, morreu após bater a moto de frente durante uma manobra proibida com o veículo no bairro Vista Dourada, em Cariacica. Segundo Batalhão de Trânsito, um terço dos motociclistas abordados não são habilitados

Publicado em 28 de julho de 2020 às 10:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
CNH
CNH. (Radar Nacional)
Um em cada três motociclistas pilota sem habilitação no ES, diz PM

No início desta semana, um jovem de 21 anos morreu após bater a moto de frente durante uma manobra proibida com o veículo no bairro Vista Dourada, em Cariacica. A vítima empinava a motocicleta, guiando apenas com uma roda, quando perdeu o controle e se chocou de frente com um poste. O jovem não tinha habilitação. Segundo o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, um terço dos motociclistas abordados pela polícia não são habilitados para pilotar.

A PM alertou ainda que, além de perigosa, a manobra conhecida como “grau” é infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.  Em entrevista ao programa Bom Dia ES, da TV Gazeta, o capitão Arlécio, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, falou sobre a prática proibida, mas comum entre alguns motociclistas. 

“Infelizmente, é uma prática que a gente observa com frequência. Motociclistas que querem mostrar um certo grau de habilidade na condução do veículo. Porém, é uma manobra proibida em via pública. O código de trânsito prevê que qualquer manobra ou andar sobre uma única roda é infração gravíssima”, disse.

Por ser infração gravíssima, o condutor que for flagrado realizando esse tipo de manobra perde 7 pontos na carteira de habilitação, além da obrigação do pagamento de multa no valor de R$ 293,47.

O capitão Arlécio, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, em entrevista à TV Gazeta
O capitão Arlécio, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, em entrevista à TV Gazeta. (Reprodução / TV Gazeta)

UM TERÇO DOS CONDUTORES SEM HABILITAÇÃO

Além da manobra proibida, o jovem morto no acidente também não tinha habilitação, segundo o capitão Arlécio. De acordo com o militar, essa é uma prática corriqueira e bastante observada durante fiscalizações realizadas pela polícia. O capitão afirma que nas operações realizadas diariamente os agentes verificam que pelo menos um terço dos condutores abordados não possuem habilitação.

“Em nossas fiscalizações diárias, do Batalhão de Trânsito da PM, em todas elas nós verificamos que pelo menos um terço das pessoas fiscalizadas não possuem habilitação. E esse número tem crescido ultimamente. Esse foi um caso. O indivíduo não era habilitado para pilotar motocicleta e acabou pagando com a vida”, completou.

Este vídeo pode te interessar

Dirigir sem habilitação, permissão, ou autorização para conduzir ciclomotor também é infração gravíssima, passível de multa de R$ 880,41. Caso o condutor seja flagrado nesta situação, o veículo fica retido até que um condutor habilitado se apresente. Ainda de acordo com o CTB, essa prática se enquadra como crime de trânsito, que tem como pena a detenção de seis meses a um ano, tanto para quem dirige sem habilitação quanto para quem permite, confia ou entrega a direção a uma pessoa não habilitada.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais