> >
Ufes e Prefeitura confirmam cinomose como causa da morte de cães em Muqui

Ufes e Prefeitura confirmam cinomose como causa da morte de cães em Muqui

Patologista explica que suspeita inicial era de envenenamento em massa, mas possibilidade foi descartada após exames e procedimentos de necropsia

Carol Leal

Repórter / [email protected]

Publicado em 31 de julho de 2025 às 17:20

Cinomose foi principal causa da morte de cães em Muqui
Cinomose foi principal causa da morte de cães em Muqui Crédito: Divulgação/Ufes e Prefeitura de Muqui

Foi confirmado que a cinomose é a principal causa da morte de mais de 200 cachorros em Muqui, no Sul do Espírito Santo. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (31) pela Prefeitura de Muqui, após a Hospital Veterinário da Universidade Federal do Espírito Santo compartilhar o resultado das análises realizadas em 40 cães testados no município.

A patologista e professora da Ufes, Jankerle Neves, ressaltou que em um primeiro momento houve a suspeita de envenenamento em massa dos animais. No entanto, os exames e procedimentos de necropsia realizados descartaram a possibilidade e confirmaram a doença. 

Diante da confirmação, a administração e a Ufes recomendam que a população evite sair com cães nas ruas e, em caso de sintomas, é recomendado procurar um veterinário o mais rápido possível. Para evitar novos casos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente afirma que está desenvolvendo um plano de vacinação em massa dos animais na cidade. 

A Ufes foi procurada para mais informações sobre a quantidade de casos confirmados para cinomose e se outras doenças também foram diagnosticadas nos cachorros testados. 

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

cachorro doenca Animais Vacinação Campanha de vacinação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais