> >
Secretário da Educação do ES critica MEC na condução da crise

Secretário da Educação do ES critica MEC na condução da crise

Em entrevista à Rede CBN nesta quinta-feira (24), Vitor de Angelo afirmou que o Ministério da Educação poderia ter se mostrado uma liderança mais ativa, coordenando as secretarias estaduais e municipais no debate sobre o retorno das aulas presenciais

Publicado em 24 de setembro de 2020 às 21:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O secretário de Estado da Educação, Vitor De Ângelo, em entrevista à TV Gazeta
O secretário de Estado da Educação, Vitor De Ângelo. (Reprodução / TV Gazeta | Arquivo)

A postura que vem sendo adotada pelo Ministério da Educação (MEC) desde o início da pandemia da Covid-19 no país foi criticada pelo secretário de Estado da Educação, Vitor de Ângelo, na tarde desta quinta-feira (24). Em entrevista à Rede CBN, o secretário afirmou que o MEC poderia ter se mostrado uma liderança mais ativa, coordenando as secretarias estaduais e municipais no debate sobre o retorno das aulas presenciais, considerando as desigualdades de acesso ao ensino.

Para Vitor de Angelo, as ações na Educação poderiam ocorrer de forma mais integrada. "Ele poderia, e nisso não vou dizer o ministro Milton, porque ele chegou muito recentemente ao MEC, mas o Ministério como um todo, poderia ter liderado nacionalmente as Secretarias Estaduais de Educação e as Secretarias Municipais de Educação nesse esforço. Um exemplo: aqui no Espírito Santo, estamos patrocinando acesso gratuito a alunos e professores. Mas quem teve que procurar as operadoras, pactuar um valor e tocar todo o processo que envolve uma ação dessa magnitude – que não estava no repertório de ações que a gente tinha até março deste ano – fomos nós mesmos", argumentou.

Na visão do secretário, o Ministério poderia ter utilizado da estrutura que o governo já dispõe ou poderia ter coordenado um esforço conjunto – que, para ele, acabou sendo pulverizado pelos estados e municípios. "Cada um deles (estados e municípios) tendo que correr atrás desse prejuízo sozinho. Imagine se tivéssemos feito isso em escala nacional? Talvez o valor investido tivesse caído, o esforço empreendido tivesse diminuído, o tempo gasto tivesse sido menor", afirmou.

DESVIO DO FOCO

Questionado sobre a fala do ministro Milton Ribeiro, que disse que escolas perdem tempo falando de ideologia, por exemplo, sobre sexo e homossexualidade, o secretário de Estado da Educação afirmou que a pandemia cumpriu o papel de trazer de volta ao foco, no debate do MEC, as questões que são de fato prioritárias.

"Um ganho desse período que estamos vivendo da pandemia – que, em si, é uma situação muito negativa, claro – foi ter colocado os verdadeiros problemas da educação na ordem do dia. Conectividade, por exemplo, é um problema verdadeiro e prioritário para o país. Quando trazemos aqueles debates para a discussão na Educação, desvia-se o foco do que é prioritário, trazendo o que não é relevante para a educação e para quem trabalha e estuda no sistema educacional", ponderou.

"A GENTE NÃO PODE NUNCA PERDER A ESPERANÇA", DIZ SECRETÁRIO

Ao tratar da mudança de comando no MEC, com a saída de Abraham Weintraub e a chegada de Milton Ribeiro, e perguntado em entrevista à Rede CBN se via uma continuidade do perfil das lideranças, Vitor de Angelo afirmou que todo governo tem um viés próprio e que os ministros costumam não destoar desta escolha ideológica.

"A gente não pode nunca perder a esperança. Primeiro entendendo que todo governo tem um perfil – e o governo atual tem o seu. E que nenhum ministro, de nenhuma área, vai destoar muito do perfil do governo. É preciso ter essa compreensão. E dentro dela, acho que a gente deve continuar tendo a esperança de que esta manifestação de hoje não seja a postura que marcará a gestão do atual ministro, visto que em declarações públicas anteriores ele havia se manifestado de outra forma. Então penso que a gente precisa esperar um pouco decantarem as declarações, e, com o tempo, avaliar se foram um ponto fora de curva ou se vão ser convertidas no padrão de declarações do atual ministro", concluiu.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais