Publicado em 17 de novembro de 2020 às 12:45
Uma ferramenta foi lançada para ajudar os professores a identificar se os alunos conseguiram adquirir, em meio à pandemia do novo coronavírus, o conhecimento esperado na etapa escolar em que se encontram no ano letivo de 2020. Além disso, auxiliará também na construção de planos de aula efetivos e buscará promover avanço no conteúdo pedagógico aos alunos que apresentarem déficit de aprendizado.>
A Plataforma de Apoio à Aprendizagem, idealizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), foi apresentada na última quinta-feira (12), aos Secretários Municipais de Educação do Espírito Santo. >
Durante o encontro, que ocorreu por videoconferência, os representantes municipais puderam conhecer melhor as funcionalidades do serviço e, os professores, já aproveitaram para se familiarizar com o uso da ferramenta. >
O que posso adiantar é que houve uma ampla aceitação e interesse por parte dos gestores municipais, mas não posso ainda afirmar quais municípios irão aderir à iniciativa, afirmou Elania Valéria Monteiro Sardinha de Souza, secretária-executiva da Undime-ES. >
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O projeto tem por objetivo guiar as escolas na transição para o período letivo de 2021 e mapear o desempenho dos alunos nos conhecimentos e habilidades esperados para sua etapa de aprendizagem. >
Os professores que lançam mão da plataforma são recebidos em um primeiro ambiente virtual composto por orientações e ferramentas para o enfrentamento da Covid-19 dentro da escola. Nele estão reunidos materiais com diretrizes de secretarias, órgãos e entidades educacionais do país, além de ferramentas com foco no desenvolvimento socioeducacional, com especial observância ao estado emocional dos estudantes. >
Em uma segunda seção, estão os Mapas de Foco, pensados para delimitar as prioridades de ensino em cada turma, e os Marcos de Desenvolvimento Escolar, que definem os momentos cruciais na jornada do estudante. As ferramentas foram desenvolvidas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). >
Avançando no programa, estão cadernos de atividades múltipla-escolha destinados aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Disponíveis na terceira seção da página, esses blocos de atividades padronizados pelas diretrizes nacionais de ensino pretendem avaliar o desempenho particular dos alunos, auxiliando a avaliação das habilidades prioritárias. >
Com base nos relatórios de desempenho, a partir dos resultados dos testes aplicados, os educadores contarão com orientações pedagógicas para a solução de possíveis desvios produtivos da turma. Compõem o projeto planos de aula voltados a corrigir falhas em cada uma das habilidades prioritárias e orientações de aplicação prática. >
O projeto prevê, ainda, uma fase de acompanhamento dos resultados das ações aplicadas, em que o professor poderá cadastrar suas turmas e gerar um diagnóstico que guie as próximas ações. >
Apesar de idealizado para todas as entidades educacionais, no Espírito Santo o projeto foi apresentado apenas à rede pública. O vice-presidente do Sindicato das Empresas Particulares do ES, Eduardo Costa Gomes, afirma não ter conhecimento sobre a iniciativa e que, por isso, as escolas particulares ainda não tiveram acesso ao programa. >
Em nota, A Secretaria estadual da Educação (Sedu) informou que conhece a Plataforma de Apoio à Aprendizagem, mas já utiliza para avaliação e monitoramento da trajetória escolar a ferramenta disponibilizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação, Consed, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, CAED. >
Pela avaliação da Secretaria, o mecanismo já utilizado pela rede de ensino Estadual é mais amplo e permitiu neste ano de 2020, entre os meses de julho e agosto, a avaliação diagnóstica de todos os componentes curriculares avaliados pela plataforma. O levantamento, já foi disponibilizado aos educadores, possibilitou a identificação das habilidades desenvolvidas e das não consolidadas pelos estudantes neste ano de pandemia, além de referenciar as ações implementadas a partir dos resultados. >
O que é: Plataforma online com orientações ao retorno ao ano letivo de 2021, incluindo avaliação individual do aproveitamento escolar dos alunos >
A quem se destina: Professores e gestores escolares >
Acesso: Gratuito. Clique aqui para acessar o site. >
*Taisa Vargas é aluna do 23º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta, sob orientação das editoras Joyce Meriguetti e Vilmara Fernandes.>
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