> >
Professora de Cariacica usa IA para mostrar como serão os alunos no futuro

Professora de Cariacica usa IA para mostrar como serão os alunos no futuro

Projeto em escola do município une imaginação, tecnologia e realidade com o auxílio da inteligência artificial; assista ao vídeo

Publicado em 18 de agosto de 2025 às 18:14

Estudantes de um colégio de Cariacica puderem se conectar com profissões que querem exercer quando forem adultos

A professora Thais Moral, da EMEF Arthur da Costa e Silva, em Cariacica, encontrou na inteligência artificial uma forma para despertar o protagonismo dos seus alunos. Orientadora da eletiva “Pequenos Exploradores”, que integra a proposta do ensino em tempo integral do município, ela desenvolveu uma experiência que uniu cultura, pontos turísticos, profissões e o futuro sonhado pelas crianças.

Segundo a docente, a ideia surgiu da construção da “árvore dos sonhos”, atividade realizada no início do ano letivo. Nela, cada criança expressou o que deseja ser quando crescer. A partir daí, a tecnologia entrou em cena: com o auxílio da IA, os alunos puderam se ver projetados em suas profissões do futuro.

O principal objetivo era despertar nas crianças o desejo de conhecer, investigar e vivenciar o mundo ao seu redor. Por meio de experiências práticas e passeios, elas desenvolvem o olhar investigativo, a curiosidade e o protagonismo

Thais Moral

Professora

A iniciativa também valoriza o imaginário infantil, conectando os conteúdos escolares à vida real. Para a professora, o impacto foi imediato, porque ampliou o repertório cultural das crianças. “Os alunos ficaram encantados, motivados e orgulhosos ao se verem de forma tão especial. Esse encantamento transforma-se em engajamento, porque eles percebem que aprender pode ser algo inspirador, conectado com a vida e com os sonhos deles”, explicou.

Professora utilizou IA para mostrar como cada criança poderia se ver no futuro, de acordo com seus sonhos e escolhas profissionais.
Professora utilizou IA para mostrar como cada criança poderia se ver no futuro, de acordo com seus sonhos e escolhas profissionais. Crédito: Secretaria Municipal de Educação (Seme)

Mais do que um recurso tecnológico, o projeto busca promover o desenvolvimento integral das crianças, estimulando competências cognitivas, sociais, emocionais e culturais. Segundo a professora, quando o aluno se vê no centro da experiência, o aprendizado ganha outro significado. "Ao se projetarem no futuro, os alunos não só exercitaram a imaginação, mas também desenvolveram competências socioemocionais. Essa vivência dá mais sentido à aprendizagem escolar”, concluiu.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Inteligência Artificial

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais