> >
Orla de Andorinhas terá novo pavimento com quadra, deques e atracadouro

Orla de Andorinhas terá novo pavimento com quadra, deques e atracadouro

Em visita técnica ao canteiro de obras, na manhã desta quinta-feira (3), o prefeito Lorenzo Pazolini explicou a fase atual da revitalização do local e detalhou o que será instalado no bairro

João Barbosa

Repórter / jbarbosa@redegazeta.com.br

Publicado em 3 de julho de 2025 às 13:50

O edital para revitalização da região foi lançado , e obras vão custar R$ 51 milhões

A orla do bairro Andorinhas, na capital capixaba, vai ficar de cara nova em breve. A área, que passa por obras do projeto “Vitória de Frente para o Mar”, vai ser reurbanizada à margem do mangue, e o asfalto que atualmente compõe a ciclovia e a calçada da região vai dar lugar a uma nova pavimentação, com uma área de concreto com deques, áreas de uso comum, quadras, jardins e pista de skate, por exemplo.

Além disso, com as obras, o bairro ainda vai ganhar estruturas como atracadouro, rampas para barcos e arquibancadas alagáveis, como divulgou o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) na manhã desta quinta-feira (3), durante visita técnica às intervenções da região, salientando que a reurbanização em Andorinhas será feita nos mesmos moldes das obras realizadas na orla da Grande São Pedro e Ilha das Caieiras.

No momento, os trabalhos perto da Ponte da Passagem estão na fase de fundação das estacas que vão sustentar as estruturas anunciadas. Finalizada essa parte, será iniciada a “reurbanização da orla, com o recapeamento do trecho”, como explicou o prefeito.

Com 6% das obras prontas, segundo material divulgado pela prefeitura, a nova orla de Andorinhas deve ser entregue no primeiro trimestre de 2027.

Em Andorinhas, Santa Luiza e Pontal de Camburi, que compõem a batizada “Orla 2C”, segundo a Prefeitura de Vitória, são investidos R$ 49.998.000,00 em uma área de 47 mil metros quadrados. No primeiro bairro, será instalada uma via compartilhada para pedestres e para ciclistas, “complementando a malha viária, a ampliação do passeio com deques ao longo de toda a orla, rampas para subida de barcos, arquibancadas alagáveis e atracadouros, uma guarderia de barcos sob a ponte [da Passagem], bem como a implantação de equipamentos de lazer e esportes”, como divulga a administração municipal.

“Esse pacote de investimentos ressignifica nossas orlas. Queremos aqui [em Andorinhas] a mesma transformação social que tivemos na Orla de São Pedro e na Ilha das Caieiras, com geração de renda, de emprego e de valorização com atração de turistas”, disse Pazolini nesta manhã.

Projeções mostram como deve ficar a nova Orla de Andorinhas, em Vitória
Projeções mostram como deve ficar a nova Orla de Andorinhas, na Capital Crédito: Divulgação / Prefeitura de Vitória

A ideia de Pazolini, voltada para a atração turística para a região, foi complementada por Gustavo Perin, secretário de obras de Vitória.

“Com essa reurbanização, queremos justamente essa atratividade para potencializar essa questão turística, bem como fizemos na Ilha das Caieiras, com mobiliário, bancos, praças, rua viva e outros potencializadores para a região”, destacou.

Projeções mostram como deve ficar a nova Orla de Andorinhas, em Vitória
Projeções mostram como deve ficar a nova Orla de Andorinhas Crédito: Divulgação / Prefeitura de Vitória

Nos moldes do projeto “Vitória de Frente para o Mar”, os objetivos do Executivo municipal são voltados para a requalificação das orlas da Capital, com instalações de jardins, implantação e reforma de equipamentos públicos e ações para a mobilidade urbana.

Em Andorinhas, ainda segundo a prefeitura, as ações também são voltadas para a viabilização de alternativas para a geração de renda para moradores da região, como restaurantes, quiosques e pontos de pesca.

Paralelamente às obras em Andorinhas, as intervenções na Orla do Canal de Camburi, no trecho entre as pontes da Passagem e de Camburi, têm 5% dos trabalhos concluídos. Na região, a orla vai contar com marina, atracadouros, quiosques, restaurantes, passarelas e uma travessia para pedestres e ciclistas cruzando o canal sobre o Rio Santa Maria, ligando Santa Luiza e Pontal de Camburi.

Projeções mostram como deve ficar a nova Orla de Andorinhas, em Vitória
Projeções mostram como deve ficar a nova Orla de Andorinhas Crédito: Divulgação / Prefeitura de Vitória
  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais